Pesquisa

MERCADO RETOMA NÍVEL DE CRESCIMENTO EM 2023

Publicado em
Clique na imagem para ampliar

Conforme o painel CENP-Meios 2023, os investimentos em mídia registram um crescimento de 10,4%, com um aporte total de R$ 23,4 bilhões, em comparação aos R$21,2 bilhões em 2022. A leitura anual foi realizada com 336 agências, frente a 326 participantes no ano anterior.

Em 2022, mesmo diante de aditivos como Copa do Mundo e Eleições, que geraram uma movimentação atípica no mercado publicitário, o crescimento total ficou na casa dos 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que no recorte atual.

Segundo tendência observada nos últimos anos, o meio Internet registra uma participação quase igual à da TV aberta, e o meio OOH se consolida no terceiro lugar.

Ao longo dos 12 meses, a aplicação dos recursos se manteve estável na casa dos 10%, reiterando a resiliência e retomada do setor. A análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.

“Os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência. Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a projeção dos investimentos ao longo de 2024”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo Comitê Técnico de Métricas e Indicadores, que reúne especialistas e representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais.

Os dados fornecidos pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.