Pesquisa

MEMÓRIAS SE RENDEM A RECEITAS

Publicado em

Experimento da Nestlé faz pessoas com Alzheimer relembrarem momentos felizes da vida

Pratos que ajudam pessoas diagnosticadas com Alzheimer relembrar lugares, momentos, amigos e familiares é a proposta do experimento “Receitas Inesquecíveis” da Nestlé.

Em parceria com a Publicis e participação da chef Carol Albuquerque, a campanha reproduz receitas que ajudam portadores da doença a resgatarem lembranças do passado.

A ação é baseada em estudos que revelam que o ato de compartilhar refeições cria memórias afetivas poderosas.

Júlio fez uma viagem em suas recordações logo na primeira garfada de bacalhau. Antônia resgatou anos de memória ao comer novamente sarapatel. Quando Maria deu uma mordida no bolo de bola, o passado veio para o presente. Já Junilia lembrou de seu amor ao experimentar seu bolinho de feijão.

Todas as pessoas que participaram do projeto foram diagnosticadas com Alzheimer. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil, parceiro no experimento, a doença é a causa mais frequente de demência com cerca de 50 a 70% de todos os casos registrados, o que reforça a relevância de campanhas de conscientização.

“A campanha destaca o poder que as receitas têm de estabelecer conexões profundas entre as pessoas, reavivando memórias e emoções e moldando experiências que perduram ao longo de toda uma vida. Ela reforça o propósito de Receitas Nestlé, que há mais de 60 anos conecta as pessoas emocionalmente através do alimento”, afirma Ionah Kochen, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé.

Receitas Inesquecíveis é um projeto com propósito forte. Ajudamos a propagar uma temática que faz parte da realidade de milhares de brasileiros e que merece atenção”, diz Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil.

Por meio de desdobramentos nas redes sociais, a campanha “Receitas Inesquecíveis” vai mostrar que os laços criados ao redor da mesa duram por mais tempo do que se imaginava.

Todas as receitas recriadas para a campanha estão disponíveis no site Receitas Nestlé. Além disso, o público também pode compartilhar na plataforma os pratos que fazem parte de suas histórias.

Criação de Carolina Marques, Catherine Nascimento, Elias Carmo, Mariana Piano e Rodolfo Monteiro, com direção de Mauro Ramalho, Fabio Astolpho, Arturo Marenda, Laura Azevedo, Leandro Pinheiro, Bruno Donadio, Elias Carmo e Rodolfo Monteiro.

Produção da O2 Filmes, com direção de Fred Luz, fotografia de Fernando Bertoluci e produção executiva de Ed Tamachiro. Áudio da Punch, com produção de Cristiano Pinheiro.

Aprovação de Gustavo Aguiar, Rafael Berenguer, Daniela Marques, Luiza Bovino, Felipe Santos e Felipe Custódio .