Ação Social

BOTICÁRIO RECUPERA CHEIROS EXTINTOS

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Projeto do Boticário recupera cheiro original da Baía de Guanabara e lança campanha de alerta à população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da gestão de resíduos sólidos.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil recicla apenas 4% de todo o lixo descartado diariamente.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e tem sua primeira fase com essa fragrância inédita. A Baía de Guanabara, segunda maior em extensão do litoral do país, com 380 km², recebe 98 toneladas de lixo por dia, segundo a Abrelpe.

Batizada de “Extinto”, a fragrância será a primeira de uma edição limitada de produtos que não serão comercializados e foram desenvolvidos para constituir um chamado urgente sobre o risco de degradação ambiental de áreas naturais em decorrência da poluição e do descarte incorreto de resíduos.

Atualmente, no Brasil, apenas 1,1 milhão das 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis gerados anualmente têm o destino adequado, índice muito abaixo de países como Chile, Argentina e Turquia.

A marca está atenta ao cenário de descarte de resíduos sólidos de forma mais ativa desde 2006 graças ao programa Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta.

“O Projeto Extinto parte de um conceito que defendemos em todas as nossas ações e comunicações, de que só existe beleza, se existir planeta. E o risco de que a Baía de Guanabara, que traz uma biodiversidade valiosíssima para a nossa existência, não se regenere por conta da poluição e geração de resíduos é real e assustador”, explica Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário .

“Por isso, queremos aproveitar nosso alcance, capilaridade e relação próxima com os nossos consumidores para dar cada vez mais visibilidade a temas relevantes para a agenda de ESG, reforçando o compromisso e papel da marca como agente transformador dessa realidade”, completa.

Para criar a fragrância sem extrair nenhuma matéria-prima da área preservada, perfumistas da marca viajaram até o Recôncavo da Guanabara e captaram, por meio da tecnologia Headspace, amostras das moléculas aromáticas do ambiente. A partir de uma análise cuidadosa, o time de experts conseguiu identificar os odores presentes na região e realizar a leitura de seus elementos originais, que, por conta da devastação ambiental, não podem mais ser encontrados fora da região preservada.

O último passo foi a reprodução fiel do cheiro por meio de matérias-primas sintéticas. O desenvolvimento e pesquisa para chegar à fragrância, com notas que expressam o frescor das águas e o verde exuberante das florestas, levou cerca de seis meses. O produto é vegano e composto por 93% de ingredientes de origem natural, rastreáveis, orgânicos e de cadeia circular, além de uma baixa porcentagem de elementos sintéticos.

“Do turismo à conservação de espécies, a Guanabara tem relevância inestimável para o Brasil, com diversas espécies de animais que sofrem com a poluição causada pelo descarte incorreto de resíduos. Atuamos na conservação da água, cuidando dos mananciais, das nascentes e rios, além de fortalecer a segurança hídrica local. Também buscamos soluções que possam manter as florestas em pé, regenerar a natureza e aumentar a resiliência para combater os efeitos das mudanças climáticas”, explica André Ferretti, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.

Criado pela Almap BBDO, o Projeto Extinto passará por quatro outros continentes. Nos próximos meses, O Boticário lança fragrâncias inspiradas nos cheiros de outras paisagens, ao redor do mundo, ameaçadas pela poluição, como Calábria, na Europa, Ilha de Madagascar, na África, Nova Delhi, na Índia, e Camberra, na Oceania.

Todas as unidades produzidas do Extinto, tanto nacionais quanto internacionais, serão utilizadas para mobilizar o tema e ampliar a visibilidade dos debates ambientais, sem qualquer comercialização dos produtos.

“Esse projeto serve não apenas para chamar a atenção das pessoas para a causa ambiental mas, sobretudo, para mostrar os resultados de um trabalho efetivo do Boticário na preservação e recuperação do meio-ambiente”, diz Marco “Pernil” Giannelli, CCO da AlmapBBDO.

Criação de Felipe Cirino, Francis Alan, Alexandre Freire, Gustavo Tasselli, Udo Döhler, Vitória Satt e Iron Brito, com direção criativa de Rafael Gil e Rodrigo Almeida e direção geral de Luiz Sanches e Pernil.

Produção da Paranoid, com direção de Patryck Rhuan, fotografia de Daniel Primo e produção executiva de Marcel Weckx e Luiz Armesto.

Som da Cabaret, com composição de André Henrique e produção musical de Guile Oliveira.

Aprovação de Renata Gomide, Marcela De Masi, Bruna Buas Pazos, Eduardo Rebola, Maria Augusta Silveira e Duane Kurten.