Datas

VIVO LANÇA “ALEGRIA PRETA” PELA IGUALDADE

Publicado em

No mês da Consciência Negra, a Vivo dá continuidade ao seu posicionamento como empresa de tecnologia antirracista e atenta à temática da equidade racial com o lançamento da iniciativa “Alegria Preta”.

A campanha, construída em parceria pela Africa Creative, a agência Spark e a produtora Coração da Selva, tem como carro chefe um filme em que o protagonista é o jogador de futebol Vini Jr, embaixador da Vivo e reconhecido mundialmente pelo seu ativismo e sua alegria dentro e fora de campo.

Na peça, o atleta dá o tom de toda a campanha e conta que almeja um tempo que seja só de alegria.

O projeto reconhece a grandiosidade contida na alegria das pessoas negras, inclusive, como uma maneira de resistência ao racismo ao longo da história. E une a celebração com a discussão sobre os vieses racistas encontrados nos algoritmos e ferramentas de inteligência artificial.

“Acreditamos que a tecnologia tem um papel importante na construção de um futuro antirracista. Por isso, com o Projeto Alegria Preta, além de promover a discussão acerca dos vieses raciais, também estamos contribuindo, de fato, para que os algoritmos de inteligências artificiais se tornem mais representativos”, diz Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

A Vivo tem um longo histórico de ações ligadas a questão racial. Nas ações de marca, já promoveu o Fábulas da Conexão, em produziu curtas metragens que unem a tecnologia com elementos inspirados no realismo fantástico e narrativas brasileiras, o Telas Pretas, em que promoveu a maior exposição virtual de arte negra do país, em 2022, o Professores Pretos, que acelerou a carreira de treinadores negros no futebol brasileiro.

Desde 2018, a empresa possui um sólido programa, o Vivo Diversidade, pautado nos pilares de Raça, Gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência para assegurar uma cultura mais inclusiva e um ambiente mais diverso e representativo.

A Vivo vem realizando um conjunto de ações para ampliar a representatividade desse público dentro da empresa. As últimas edições de seus programas de trainee, estágio e aprendiz destinaram 50% das vagas para talentos negros. Este ano, 415 novos estagiários já ingressaram na companhia, sendo 58% das oportunidades preenchidas por pessoas negras. Entre os trainees, só em 2023, foram 34 selecionados e 53% deles são talentos negros.

Atualmente, cerca de 41,6% dos colaboradores da Vivo são profissionais negros e a empresa alcançou a marca de 32,5% de negros na liderança, de acordo com o último Censo de Diversidade realizado pela companhia.