Produtoras

CINE SE REPOSICIONA COM DEZ UNIDADES DE NEGÓCIO

Publicado em
Raul Doria: cenário criativo mais coletivo, diverso e jovem

A CINE, produtora dos sócios Raul Doria, Clovis Mello e Cris Vida, com 30 anos de sucesso no mercado, reinventa seu modelo, e passa a atuar com 10 unidades de negócio.

Objetivo é se conectar com às tendências e necessidades de seus clientes e potenciais anunciantes. Em sua trajetória, acumula trabalhos relevantes para uma infinidade de marcas, entre as quais Bauducco, Volkswagen, Havaianas e Cacau Show.

Sob um mesmo guarda-chuva, surgem outras 9 produtoras, sendo as cinco primeiras desenhadas para fomentar o talento e ressaltar seus diretores.

Cada uma delas ganha um selo próprio, como CINE MELLO, do sócio e diretor Clovis Mello, CINE VIDA, da também sócia e diretora Cris Vida, CINE WALK IN, dos irmãos Filippo e Stefano Capuzzi, CINE BLANK, de Felipe Blankenheim e CINE VOKOS, do recém contratado, Vokos.

Outra novidade é a criação de núcleos de negócios voltados a projetos culturais, laboratório de talentos, entretenimento e ações sociais, os chamados CINE IN, CINE LAB, CINE e. e CINE INSPIRA.

O movimento busca ampliar a visibilidade do casting da produtora, dando protagonismo independente a cada diretor. Ao mesmo tempo, quer imprimir uma imagem contemporânea, especialmente com a chegada de novos nomes, como é o caso do diretor e designer, Vokos.

O mesmo se dá com a chegada do coletivo MOOC Studio, formado pela diretora executiva e fotógrafa, Cat Tenório, pelo criativo e diretor de cena, Louis Rodrigues, e o diretor de arte, Vinni Tex, o qual vai compor o laboratório de talentos CINE LAB, ao lado de Rodrigo Minguez.

Louis Rodrigues, Cat Tenório, Raul Doria, Vinni Tex
 

Para o fundador e diretor executivo da CINE, Raul Doria, essa é uma decisão que enaltece o valor artístico desses profissionais.

“Nós começamos a produtora com qualidades e valores que falam muito sobre seriedade, tradição, experiência e transparência em todos os projetos. Hoje, o mercado já não é o mesmo e tem buscado expandir esses campos. Assim, passamos a experimentar um cenário criativo mais coletivo, diverso e jovem. Contudo, prezando por manter nossa essência nesse mercado: entregas com a mais alta tecnologia, responsabilidade, ética, qualidade e credibilidade”, afirma.

Além de novos diretores, outro investimento realizado pela CINE é a parceria com novos nomes do mercado de cultura, visando expandir as entregas da produtora para além do setor da publicidade. Nesse sentido, Raul Doria firmou acordo com o ex-ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Após ocupar o cargo no governo do ex-presidente Michel Temer, ele atuou como Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e, atualmente, faz parte do comitê do LIDE Cultura. Agora, ele soma em sua trajetória o desafio de elevar a marca da produtora no território de entretenimento e conteúdo, por meio da CINE.e.

Durante o processo de reposicionamento, esse processo, esse novo olhar foi sendo pilotado de forma experimental até a sua consolidação atual. Contudo, nesse período, a produtora já colheu frutos do novo modelo, ao conquistar dois leões no Festival de Cannes, um de ouro e outro de bronze, nas categorias de Mídia e Brand Experience, respectivamente.

De acordo com Raul Doria, além de muito celebrados, os prêmios refletem de forma assertiva os primeiros passos deste novo momento de transformação da CINE.

“Sempre tivemos profissionais talentosos dentro da produtora e, diferente de mudar nossa essência, estamos agregando com outras qualidades que enxergamos como relevantes para o novo momento do mercado. Temos novos nomes e especialidade no horizonte, mas, principalmente, temos uma nova postura”, finaliza.

Entre as produtoras mais premiadas do Brasil, a CINE, dos sócios-diretores, Raul Doria, Cris Vida e Clovis Mello, soma dezenas de conquistas no Cannes Lions, assim como no Profissionais do Ano da Rede Globo, Prêmios Caboré, Medalhas no London Festival, Clio, One Show e New York Festival. Em 2014, o “Gun Report” classificou a CINE entre as 25 produtoras mais importantes do mundo, sendo a única brasileira a integrar a lista.

Na área de conteúdo, seu documentário de longa-metragem “Coração Vagabundo” foi premiado nos Festivais de Roma e Barcelona. Outros destaques foram o curta-metragem “Sildenafil”, premiado no Festival do Rio, Miami e Toronto; e o longa de ficção “Ninguém Ama Ninguém… por Mais de Dois anos”, baseado nos contos do escritor Nelson Rodrigues e estrelado por Gabriela Duarte, Marcelo Farias, Julianne Trevisol e Luana Piovani.