Ação Social

NFTs ECOLÓGICOS GARANTEM UM MILHÃO DE ÁRVORES

Publicado em

A preservação do verde e o plantio de árvores em áreas em restauração são temas que atualmente envolvem mais do que a comunidade científica, governos e ativistas.

Cada vez mais o mundo corporativo e a sociedade se engajam nessa luta contra a devastação do meio ambiente.

Um dos novos agentes desse processo é a plataforma “Os Greenies” que visa comercializar arte digital no formato de NFTs ecológicos com a proposta de plantar um milhão de árvores na Mata Atlântica, promovendo a compensação de carbono.

A coleção conta com 5.005 artes digitais no formato de NFT e categorizadas segundo as emissões pessoais ou de empresas, com certificação válida por um ano.

NFT, sigla ou abreviação da palavra inglesa “Non-Fungible Token”, ou “Token non-fungível”, é qualquer imagem ou símbolo digital, criptográfico, criado para representar uma nova forma de possuir bens ou ativos digitais, que garantem a propriedade exclusiva de um produto ou obra de arte única.

O projeto foi criado por um grupo formado por oito profissionais de áreas como artes, publicidade, tecnologia, esportes e economia verde, que têm o plano de impactar positivamente o planeta.

A proposta nasceu do encontro de ideias que visavam utilizar a web3 como meio de levantar recursos para plantar árvores. Com isso, os fundadores pretendem mostrar também que é possível aliar propósito e blockchain, oferecendo ao mercado um NFT do bem.

Três instituições são parceiras dos Greenies: Iniciativa Verde (organização que trabalha com projetos de plantio de árvores), Jundu (empresa que atua com certificações que garantem que houve estoque de carbono) e Fábrica Ecológica (consultoria em mudança climática que responde pelos cálculos das emissões).

Do total arrecadado com as vendas dos NFTs ecológicos, 80% são destinados para o reflorestamento. .

Entre as empresas que já adquiriram Greenies, a OOH Brasil, empresa de mídia Out Of Home (OOH) e Urban Arts, primeira franquia de arte do país.

“Para nós, é imprescindível fazer parte desta iniciativa. Nossa crescente expansão pelo Brasil exige também que pensemos em como zerar o carbono que emitimos no dia a dia. Desde 2020, utilizamos energia 100% limpa em nossos ativos. Agora, com 100% da compensação do carbono anual da empresa, damos um enorme passo na nossa contínua dedicação ao pilar ambiental das premissas do ESG”, diz Felipe Davis, CEO da OOH Brasil.

Consciente da importância dos cuidados do meio ambiente e dos valores do ESG, a Urban Arts, adquiriu 26 NFTs da categoria Metro Greenies. Vai plantar 468 árvores, reflorestar 2.800 m2 de matas e sequestrar o equivalente a 104 toneladas de CO2.

“Ao se unir aos Greenies, a Urban Arts está adquirindo NFTs ecológicos, que estão diretamente ligados ao reflorestamento da Mata Atlântica. Essa iniciativa representa um passo significativo para a marca, pois não apenas compensa as emissões de CO2 de sua rede de franquias, mas também apoia ativamente um projeto de grande relevância ambiental”, afirma André Diniz, sócio-fundador da Urban Arts.

As artes digitais têm como base peças criadas pelo designer Denis Freitas. Uma ferramenta de IA generativa foi utilizada para desenvolver novas camadas artísticas, todas relacionadas à sustentabilidade e a espécies brasileiras da flora e da fauna. Esse trabalho leva a assinatura de Thiago Yaak, responsável pela tecnologia de arte generativa.

O grupo que criou Os Greenies é formado por Alessandro Guidini, diretor criativo na indústria do marketing e publicidade, André Diniz , empreendedor formado em design gráfico e comunicação visual, artista e sócio-fundador da galeria Urban Arts, Caroline Snitcovski, Brand Advisor e especialista em comunicação integrada, Denis Freitas – Ilustrador e designer gráfico.Tem trabalhos para The Washington Post, Wired, UOL, Netflix, Nike e Asics, Gui Pimentel, DJ, produtor e empreendedor apaixonado por música e esportes, Lucas Carvalho, gGeógrafo formado pela PUC-SP e pós graduado em Economia Brasileira pela Fipe, Luciana Diniz, atleta olímpica brasileira em provas equestres profissionais na modalidade Salto de Obstáculos, e Thiago Yaak, empreendedor, líder criativo em Inteligência Artificial e fundador do Yaak Studio.