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VOLKSWAGEN COMEMORA COM ELIS E MARIA RITA

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Um encontro emocionante entre uma das maiores cantoras da MPB e sua filha, separadas há 41 anos pelo desaparecimento precoce de Elis Regina, celebra os 70 anos da Volkswagen do Brasil.

Criada pela Almap BBDO com ajuda da Inteligência Artificial, a campanha mostra no mesmo filme Elis e Maria Rita dirigindo carros que fizeram e fazem a história da montadora no país.

O reencontro inédito tem Maria Rita dirigindo o ID.Buzz, versão 100% elétrica da Kombi, e Elis ao volante do utilitário clássico, ambas interpretando “Como Nossos Pais”, de Belchior.

Com o tema “Afinal o Novo Sempre Vem”, a ação destaca a evolução da marca e de seu portfólio de produtos.

No comercial, alguns clássicos icônicos da marca também aparecem de forma saudosa, encerrado com a mensagem “Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração”.

A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil também faz uma conexão com o anúncio realizado pela marca de que o ícone ressurgirá. A Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID.Buzz. E isso dez anos após o fim da produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chegará ao Brasil em lote limitado especial com 70 unidades em homenagem aos 70 anos da marca.

“A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas. E nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano celebra seus 70 anos de história e sucesso no País. Com a campanha, a Volkswagen destaca a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o ID.Buzz, a versão 100% elétrica do modelo, que chega ao Brasil em lote limitado de 70 unidades, fortalece a presença do País na estratégia global de eletrificação da marca”, diz o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.

“A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil é uma homenagem às artes de fazer música e automóveis, produtos que encantam e emocionam as pessoas. Esse encontro de mãe e filha entre Elis Regina e Maria Rita, além de emocionar, também reforça o DNA da marca em tecnologia e inovação, trazendo o uso de inteligência artificial treinada para fazer o reconhecimento facial de Elis. A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis. E somente a Volks poderia proporcionar essa homenagem aos brasileiros. Somos uma marca com história com os brasileiros e essa homenagem era um sonho para todos os colaboradores e clientes que fizeram e fazem parte da família Volkswagen”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil e SAM.

Produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos.

A Almap e a e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.

“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas. Nele, está a história da Volkswagen com os brasileiros, a história interrompida de Elis Regina e Maria Rita e, para nós da AlmapBBDO, está a nossa história de mais de 60 anos juntos com a marca no Brasil. A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação e que agora se torna absolutamente real durante os dois minutos do filme”, comenta Marco “Pernil ” Giannelli, CCO da Almap BBDO.

“É uma honra ter participado desse projeto. Esta música marcou a vida de milhões de brasileiros, é uma das gravações mais lindas de todos os tempos, interpretada por uma das maiores artistas da música brasileira. Fomos responsáveis por cuidar de toda parte técnica da música, desde o rearranjo até a produção como um todo”, diz Hilton Raw, sócio e fundador da Raw Audio.

Além de estreia na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais Out of Home, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que contará com Maria Rita entre as atrações.

Criação de Francis Allan e Gustavo Tasselli, com direção criativa de Iron Brito e Felipe Cirino, direção executiva de Rodrigo Almeida e Rafael Gil e direção geral de Luiz Sanches e Pernil.

Produção da Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira, fotografia de Juliano Lopes e produção executiva de Juliana Martellotta. Som da Raw Áudio, com produção de Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira, e direção musical de Hilton Raw.

Aprovação de Roger Corassa, Livia Kinoshita, Cristiano Mineiro, Arthur Rocha, Agnes Marques e Helena Oliveira.