Opinião

UM GRAND PRIX PRA QUALQUER CATEGORIA

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“The Artois Probability”, case da GUT Buenos Aires para a cerveja Stella Artois, poderia ter sido Grand Prix em mais de uma área do Cannes Lions além da Creative Data em que ganhou.

Lançada oficialmente em 1366 por uma pequena cervejaria na cidade de Leuven, no interior da Bélgica, a bebida teve sua história cruzada com pinturas clássicas e traduzida em possibilidades de estar presente nas obras nesses mais de 600 anos.

Ressignificar a arte levou a campanha até o Grand Prix de utilização criativa de dados. Ela poderia estar inserida em categorias como Print, Design, PR, Direct e até Filme, com vídeo estruturado como comercial.

As imagens mostrando copos e consumidores nos quadros de vários séculos foram submetidas à análise em busca de características do produto. Dados de história da arte foram cruzados com arquivos da marca.

A probabilidade de a cerveja estar representada nas pinturas se baseava em matizes da bebida, potenciais concorrentes da época, locais apresentados nas obras, garrafas, caixas e embalagens.

Um algorítimo desenvolvido para fazer esse cruzamento e definir percentuais, apontaram as chances da cerveja das telas antigas ser da marca.

A GUT promoveu uma exposição no Museu Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires, onde o público tinha à disposição um aplicativo para escanear pinturas e verificar a probabilidade de Stella Artois estar presente nas imagens.

É mais um importante prêmios para uma dupla de criativos empreendedores que fundaram o DAVID com o grupo Ogilvy e há pouco mais de seis anos decidiram partir para vôo solo com uma agência em Miami, que se espalhou para a Argentina, Brasil e hoje tem representações também no Canadá, México e Holanda.

Anselmo Ramos e Gastón Biggio estão naquela categoria de criativos brasileiros e argentinos brilhantes que levaram os dois países ao topo de Cannes desde os anos 90. Atuais e modernos, entenderam as mudanças do mercado, o uso da tecnologia e apresentam trabalhos igualmente de brilho próprio.