Opinião

CAMPANHAS BONITAS, AÇÕES MUITO FEIAS

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Comunicado enviado à idosa doente de 102 anos

“Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, diz o antigo ditado para definir mentira, falsidade e hipocrisia.

“Cuidar de você. Esse é o plano”, é o slogan adotado pela Unimed em 2022, quando completou 55 anos. O reposicionamento teve campanha nacional criada pelo grupo Sal, do Rio de Janeiro, em parceria com a consultoria Thymus.

Nesta terça-feira (16) a Folha de S.Paulo publicou matéria informando que através de comunicado do grupo Qualicorp, que administra o plano de saúde Unimed, Martha Zequetto Treco, de 102 anos, teria seu contrato rescindido.

A decisão unilateral se escora em cláusula draconiana que permite a ambas as partes tomarem essa decisão a qualquer momento. E que só oferece vantagem às empresas do setor.

“Olá Martha! Esperamos que esteja bem! Viemos aqui hoje trazer uma notícia do seu plano de saúde. Por decisão da sua operadora, Unimed Nacional, e apesar de todos os nossos esforços para a manutenção da sua permanência, ele será cancelado a partir de 1° de maio de 2024”, diz o comunicado.

O irônico documento para uma pessoa centenária e passando por problemas de saúde, infelizmente não é caso único, com mostra a reportagem da Folha.

Após pagar anos seguidos e sempre em dia para não sofrer multas, pessoas são descartadas pelos planos ao envelhecerem ou se tornarem reféns de doenças graves ou internações prolongadas.

Martha é associada da Unimed desde 2009 e paga a exorbitante mensalidade de R$ 9.300,00.

Após a reportagem da Folha procurar a operadora, a ouvidoria da Unimed telefonou para o filho de Martha na manhã da última segunda-feira (15), informando que o plano de Martha será mantido. Ele ainda aguarda a confirmação oficial por e-mail e por precaução entrou com pedido de liminar .

A Unimed é um dos maiores anunciantes do país, veiculando campanhas criadas por várias respeitadas agências de propaganda pelo país, que atendem suas regionais. Filmes estrelados por famílias felizes, saudáveis, com sorrisos e afagos. A empresa atende cerca de 20 milhões de brasileiros e está presente em 90% do Brasil.

Talvez por essa imagens, paradoxalmente a Unimed conquistou o prêmio Folha Top of Mind 2023 no seu segmento.

Mas das 3.848 reclamações da empresa em 2023, 1.317 foram no último trimestre do ano. O número representa uma alta de 54% em relação ao três últimos meses do ano anterior (856).

Idosos e pessoas doentes têm sido as principais vítimas dessas rescisões unilaterais, embora haja um entendimento no Superior Tribunal de Justiça de que pessoas doentes, que estão em tratamento necessário para resguardar suas vidas ou a sua saúde, não podem ter o plano cancelado.