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NETFLIX CONFIRMA PREFERÊNCIA NO PAÍS

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Mais de 90% dos brasileiros que assinam ou já assinaram plataformas de streaming apontam a Netflix como primeira opção.

Novo levantamento realizado pela Hibou, empresa com sede em São Paulo especializada em pesquisa e insights de mercado, indica também que desde a chegada desse serviço no país, em 2011, outras plataformas lançadas ajudaram a consolidar o segmento.

Nesse segundo estudo da Hibou sobre a relação entre o público do Brasil e o streaming, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em todo o país, a Netflix, com 91% de preferência, confirmou sua liderança, já detectada no primeiro levantamento, em 2022.

Nesta pesquisa de 2023, a única modificação relevante no quadro foi o crescimento do canal Disnet+, que ultrapassou o Globoplay, com 33% contra 31%. Amazon Prime Video continua na vice-liderança, apontada por 54% do publico como plataforma preferida. HBO Max permanece na 4ª posição com 29%, embora crescendo 9 pontos em relação ao levantamento do ano passado.

Variedade de oferta e preço são os principais fatores na escolha do serviço. Para 74%, o critério principal é a grande variedade de títulos, seja de séries ou filmes. e 66% dão preferência ao preço acessível.

“A parte técnica também é observada pelos assinantes. Mesmo que tenha um grande catálogo, 42% prezam pela qualidade de navegação no app da plataforma. Além disso, a personalização de comunicação, com sugestões direcionadas aos interesses de cada assinante, é essencial para 3 em cada 10”, explica Lígia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
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As séries originais da plataforma continuam no topo da preferência para 71%. De olho nos filmes novos e lançamentos estão 67%, e a influência das séries que estão nas trends impacta 45%. Os documentários são de interesse de 34%, os filmes clássicos de 31%, séries clássicas que não estão mais no ar, para 28%, conteúdo infantil, 16%; novelas, 10%; animes, 7% e esportes, 6%.

Algumas plataformas apresentam possibilidades de conteúdos que vão além da assinatura mensal e cobram valores adicionais para canais premium. Entre os 70% que contrataram ou estão ativos em um serviço, 74% são contra a modalidade. Eles acreditam que todo o conteúdo já deveria estar incluso na assinatura mensal.

Entre os 30% do público entrevistado que não assinam os serviços, 18% justificam a decisão por ser caro e 39% afirmam não terem costume de assistir TV. Já 26% são assinantes de canais a cabo e não sentem necessidade de mais gastos desse tipo.

Segundo a pesquisa, 6 em 10 brasileiros já cancelaram algum serviço de streaming. A taxa de cancelamentos em geral aumentou 6%, em relação ao ano anterior.