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NUBANK ESTREIA EM 7º NO MARCAS VALIOSAS

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O estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2022/23, da consultoria Interbrands, mostra pouca alteração no Top 5, com a manutenção das quatro primeiras posições.

Destaque para o Nubank, que aparece pela primeira vez no ranking após abertura de capital, no 7º lugar. A Renner, por sua vez, apresenta o maior crescimento. Embora tenha subido apenas uma posição, de 12ª para 11ª, seu valor de marca saiu de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,9 bilhão.

Além da varejista de moda, apenas outras sete marcas apresentaram crescimento de dois dígitos: Localiza (13%), PagSeguro (13%), Atacadão (13%), Hering (12%), Assaí (11%), Porto Seguro (11%) e Drogasil (10%).

Somadas, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões, representando um crescimento de 6% na comparação com a edição anterior.

O Itaú continua no com valor de marca estimado em R$ 44,3 bilhões, seguido respectivamente por Bradesco, com R$ 28,6 bilhões; Skol, com R$ 18,8 bilhões; Brahma, com R$ 13,3 bilhões e Banco do Brasil, com R$ 10,3 bilhões.

Desde o início de suas operações no Brasil, o Nubank assumiu a missão de lutar contra a complexidade do segmento financeiro para empoderar as pessoas, gerando admiração, confiança e afinidade com o seu público.

Por outro lado, o Varejo foi setor que mais cresceu nos últimos anos, mas foi impactado nessa edição pela queda significativa do valor de marca da Lojas Americanas, que caiu da 10ª para a 19ª posição.

Os últimos fatos relacionados aos resultados da companhia no início de 2023, incluindo as inconsistências contábeis e o processo de recuperação judicial, foram determinantes para a avaliação no ranking.

Embora as informações financeiras utilizadas no estudo sejam referentes aos anos de 2021 e 2022, a força de marca da Lojas Americanas sofreu um grande impacto, que resultou em uma desvalorização de 53%, tendo hoje como valor estimado R$ 844 milhões.

Em comum, as marcas com maior crescimento na atual edição do estudo apontam três fatores principais como catalisadores do resultado positivo: alinhamento, empatia e presença. “Alinhamento é o quanto a organização está comprometida com a mesma estratégia. Empatia é o quanto a empresa responde de forma ativa e eficaz aos desejos e necessidades do consumidor. Presença se relaciona ao quanto a marca é considerada e relembrada no momento de decisão de compra”, explica Beto Almeida, CEO da Interbrand.

Vale destacar que as cinco primeiras marcas do ranking representam 75% do valor total da tabela, e que as categorias mais representativas da lista são: serviços financeiros (59%), bebidas alcoólicas (22%) e varejo (12%).

Nesta edição, foram entrevistadas mais de 1100 pessoas, considerando homens e mulheres de todo Brasil, acima de 15 anos de idade, das classes A, B e C. No estudo foram explorados níveis de conhecimento, consideração, preferência, uso, recomendação e rejeição, atributos que permeiam a imagem dos consumidores em relação as marcas e a opinião do consumidor sobre como a marca se manifestou frente à pandemia.