Ação Social

CHEGA DE ENGANO NA FAVELA

Publicado em

Idealizado pela BETC Havas, o projeto “Salve a Favela” visa conscientizar a população sobre a violência de operações policiais contra jovens trabalhadores, a maioria pretos, confundidos com criminosos portando armas de fogo. Em boa parte dos casos, eles na verdade carregam objetos inofensivos como guarda-chuva, ferramenta, celular e livro, entre outros.

O projeto representa um movimento entre KondZilla e a MainStreet Records e deu origem a um videoclipe produzido pela Santeria com relato de casos reais.

O filme pretende jogar luz numa questão urgente, grave e rotineira vivida por 18 milhões de moradores de favelas do Brasil, que resulta na morte de pessoas inocentes de forma covarde e por engano, segundo dados do Data Favela.

O movimento #salveafavela foi lançado para que a população possa vigiar e cobrar, com o intuito de tornar casos reais, como os do videoclipe, em crimes cada vez menos comuns

O objetivo da parceria entre as duas maiores gravadoras de rap e trap do país é mostrar união diante de uma causa aparentemente longe de solução. E, mais do que isso, convocar a sociedade a ouvir o pedido de socorro das comunidades em prol de corpos pretos e periféricos que são mortos diariamente, deixando rastros de dor e medo.

Para dar voz e rosto a esse chamamento, participam do clipe quatro dos nomes mais icônicos dos gêneros na atualidade: MCs Poze do Rodo, Bielzin e Borges, artistas exclusivos da MainStreet, além de Cabelinho, que atualmente está no elenco da novela “Vai na Fé’, da Rede Globo.

Nascidos e criados em favelas do Rio de Janeiro, vivenciando essa realidade de perto, eles assinam a composição e interpretação da música.

“Para nós, Salve a Favela tem uma relevância gigantesca, além de ter sido um grande desafio. Infelizmente, estamos falando de um tema cotidiano e fazer isso através do Rap já nos faria cair num clichê por si só. Por isso, buscamos uma nova forma de apresentar o tema e, de fato, comover a audiência. O projeto é diferente porque, além de ser um grito clamando por atenção para casos reais, ele nos conduz ao conhecimento, passando pela revolta e desaguando num chamado à justiça, com uma atitude prática, exigindo ao STF uma mudança na lei de excludente de ilicitude. Algo precisa ser feito e ninguém está olhando para isso”, diz Lucas Lang, sócio e fundador da MainStreet.

O videoclipe de quase7 minutos se assemelha a um curta-metragem e mostra cenas baseadas nas histórias reais das vítimas, vivendo em comunidades periféricas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

No elenco, o destaque fica a cargo da participação especial do ator André Ramiro. que após 16 anos aceitou fazer novamente o papel de policial e vestir uma farda. Ramiro viveu nos cinemas o emblemático policial André Mathias, nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, ganhando protagonismo com o personagem de boa conduta profissional e antissistema.

“Me senti honrado em participar do Salve a Favela. O videoclipe é uma denúncia em forma de curta-metragem musical e aborda o quanto esses crimes permanecem impunes e afetam, em sua maioria, pessoas pobres e pretas, tornando vítimas os moradores das favelas do Brasil. Infelizmente é muito atual e extremamente necessário que façamos algo urgentemente junto à sociedade, para que tenhamos de fato paz e justiça de maneira igualitária para todo e qualquer cidadão, independentemente da classe social ou etnia”, diz Ramiro.

Ao lado dele, moradores e artistas amadores de escolas de teatro das comunidades, que representam 60% do casting do filme, encenaram suas próprias realidades.

Com direção de Rafa Damy, em parceria com Gabriel Zerra, responsável por mais de mil clipes da KondZilla e Gabriel Pinheiro, ambos nascidos e criados na periferia, o filme contou com a codireção de diversos moradores do Alemão, que acompanharam de perto todas as cenas.

Criação de Pedro Arvati, Fernando Fregate e Caio Zucchi, com direção criativa de Victor Castelo, Marcelo Ribeiro, Juliano Almeida e Melissa Pottker, direção executiva de Marcelo “Bruzza” Bruzzesi e Alexandre “Xã” Vilela, e direção geral de Criação de Erh Ray.

Produção da Santeria, com direção de Rafa Damy e Gabriel Pinheiro, fotografia de Fernando Young, direção criativa de Felipe Luchi e produção executiva de Konrad Dantas, Lucas Lang e Eduardo Saraiva.

Som da MainStreet Records e Cabaret, com produção de Lucas Lang, Leandro dos Santos, Thiago De Napole Arruda Dias e Luccas Raposo e produção musical de Ajaxx. Interpretação: MCs Poze do Rodo, Bielzin, Borges e Cabelinho