Ação Social

CORAL CORES PROVA COMPETÊNCIA FEMININA

Publicado em

Com campanha criada pela VMLY&R, Coral comprova que obras, como qualquer outro lugar, também são espaços para as mulheres.

“Coral Mulheres na Cor”, com veiculação no ambiente digital, mostra histórias reais de moradoras da comunidade Jardim Colombo, no complexo Paraisópolis, que integram o programa de capacitação da empresa e se tornam pintoras profissionais, ampliando a representatividade no mercado de trabalho.

Frases como “Obra é lugar de homem”, “Mulher não dá conta de pintar” e “Mulher não tem força física”, desafiam a força feminina.

A iniciativa da AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, contou com o apoio de grandes parceiros, proporcionando às mulheres um curso de pintura de obra de mais de 200 horas no SENAI. O programa contou com especialização em efeitos especiais na Academia Coral, bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme, ferramentas manuais e elétricas e Equipamentos de Proteção Individual.

A ação, que tem a tagline #RenoveComElas, quer ajudar a transformar positivamente índices e inverter índices como “A taxa de desemprego entre as mulheres é 55% maior que a dos homens”, ou “Mulheres ganham 19% menos que os homens”.

“O projeto, que só foi possível com os nossos parceiros, selecionou moradoras do bairro do Jardim Colombo, parte do complexo de Paraisópolis, em São Paulo. Ele pretende mudar a história dessas mulheres por meio da capacitação, ao mesmo tempo em que incentiva uma maior representatividade feminina nesta área de pintura, que ainda hoje é prioritariamente masculina”, disse Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marca e Cores da divisão latino-americana de Tintas Decorativas da AkzoNobel.

O filme conta a história de mulheres reais, como Júlia dos Santos e Ana Paula Laurindo, alunas formadas pela primeira turma do programa, que enfrentaram os desafios e obstáculos e alcançaram seus objetivos.

Além do filme, a campanha estendeu as opções da plataforma “Páginas Coloridas”, serviço que conecta pintores a potenciais clientes, com a sessão “Renove Com Elas”, que convida a sociedade a contratar mulheres para trabalhos de pintura. Por meio do endereço, dedicado exclusivamente ao mercado feminino, é possível encontrar profissionais próximas em São Paulo, solicitar orçamento e fechar negócios de pintura.

“Mais que um job, foi uma experiência singular prestigiar a união vitoriosa entre marca, parceiros do programa e essas mulheres. Não há nada mais inspirador para a criação que ver nos olhos das novas profissionais e seus familiares a perspectiva de um futuro repleto de cores e possibilidades. Temos muito a agradecer a Coral por fazermos parte disso e concebermos juntos uma campanha corajosa, real e renovadora”, disse André Barreiros, diretor de Criação da VMLY&R.

Para estimular a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa.

Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes.

Criação de Alair Erlon, Lorena Rodrigues, Ronald Soares, Breno Gondim, Felipe Paganoti, Inácio BarbosaSleyman Khodor e Rafael Pitanguy, com direção criativa de André Barreiros, direção executiva de Roberto Rogoski e direção geral de Sleyman Khodor e Rafael Pitanguy.

Produção da Vandalo, com direção de Pedro Moscalcoff e produção executiva de Caio Fusco. Áudio da Carbono Sound Lab, com produção musical de Zé Godoy.