Memória

A OUTRA LENDA TAMBÉM SE VAI

Publicado em
Wieden: visual diferente para Nike

A poucos dias de completar um ano da morte de David Kennedy, seu parceiro na fundação da W+K também se despediu deste mundo.

Aos 77 anos, Dan Wieden, cofundador da Wieden + Kennedy e criador da icônica campanha Just Do It da Nike, faleceu na última sexta-feira (30).

Wieden, um dos criativos mais celebrados da publicidade, iniciou a W+K com David Kennedy no 1ª de abril, Dia da Mentira, de 1982 no Oregon. A dupla acabara de deixar a Mc Cann de Portland.

A conta que levaram com eles se tornou ícone da agência. A nova agência tornou Nike uma marca internacional , depois que a dupla deixou a McCann-Erickson em Portland, Oregon, onde fundaram sua nova empresa. Eles levaram a conta da Nike com eles e transformaram a marca uma potência internacional.

O slogan “Just Do It” estreou em 1987 como uma forma de unir vários anúncios da Nike. Logo em seguida, Wieden afirmou que pelo volume de anúncios, o visual tinha que ser diferente.

“Achamos que o Just Do It funcionaria para quem está no nível competitivo, bem como para pessoas interessadas em ficar em forma”, afirmou na época.

O criativo acumulou muitas premiações e homenagens durante sua carreia, como Hall da Fama do One Club, Hall da Fama do Art Directors Club e no Hall da Fama da American Advertising Federation. Ele recebeu o D&AD President’s Award, o Clio Lifetime Achievement Award e, em 2012, recebeu o Lion of San Marcos Award do Cannes Lions International Festival of Creativity.