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NATURA CONVOCA PARA O VOTO CONSCIENTE

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Graziella, Mônica, Luana, Gabriela e Ana (Foto Marcos Suguio)

No Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, instituído em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Natura realizou um debate sobre o voto consciente, ponto de partida para uma campanha de educação política lançada para colaboradores, Consultoras Natura e Representantes da Beleza Avon no Brasil.

O evento foi aberto por Ana Costa, vice-presidente Jurídica e de Relações Governamentais de Natura &Co na América Latina. “Quando não há conflito, não há voz. Quando não há voz, não há democracia”, disse a executiva. O grupo reúne as marcas de beleza Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

Participaram do debate, a advogada, professora universitária, apresentadora e comentarista política Gabriela Prioli, a diretora-executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Mônica Sodré, a atriz e apresentadora do canal GNT, Luana Xavier, e a doutora em Ciência Política Graziella Testa.

Além do voto consciente, foi discutido também o exercício da cidadania política em várias instâncias, não apenas em ano de eleição. Cerca de 500 pessoas acompanharam o debate no NASP, sede administrativa do grupo em São Paulo, e ao vivo pela internet.

Gabriela Prioli enfatizou que política é um assunto que afeta a vida de todos, e que precisa ser debatido. “Dizer que política não se discute é difundir um discurso que nos exclui de decisões fundamentais, que terão impactos na nossa vida”, afirmou.

“Não podemos deixar na mão do outro o nosso poder de decisão. Se a gente se abstém de votar ou de debater para entender as conjunturas do cenário político, estamos deixando que outras pessoas escolham por nós”, explicou Luana Xavier.

Mônica Sodré lembrou que o regime democrático é uma conquista muito recente, e ressaltou que o sistema vai muito além do voto. “A democracia tem a ver também com a gente ter condições materiais de existência garantidas. Se mais de 33 milhões passam fome no Brasil, por exemplo, tem algo errado com a nossa democracia”, destacou.

Graziella Testa, que mediou o debate entre as convidadas, afirmou que “o conflito existe e vai existir em qualquer democracia. Que junto com o conflito haja também a possibilidade de conciliação de vontades”, disse.

Durante o evento, foi exibido o episódio de estreia da websérie “Um voto por uma vida melhor”, composta por quatro vídeos que conectam temas políticos ao cotidiano das Consultoras Natura e Representantes Avon. O conteúdo será veiculado nos canais oficiais das marcas.

O eleitorado feminino é hoje o responsável pela maioria dos votos brancos e nulos declarados em pesquisas de intenção de voto para presidente. Segundo recorte feito pelo Ibope, 60% dos eleitores dispostos a não votar nos pré-candidatos apresentados são mulheres na faixa etária dos 35 aos 44 anos, o perfil mais representativo da rede de consultoras Natura (33%).

Atualmente, a rede de Consultoras Natura representa quase 1,5% do eleitorado feminino brasileiro. São 1,2 milhão de pessoas em todas as cidades do Brasil. Somadas às Representantes da Beleza Avon, a rede chega a um total 2 milhões de pessoas no país.

“A nossa rede de Consultoras e Representantes deseja conversar sobre este tema, sendo um potente vetor de mobilização, que pode estender essas reflexões às suas famílias. E essa rede confia na marca como provedora de informações. Não poderíamos desperdiçar a oportunidade de gerar impacto positivo sobre a importância do voto e de informações confiáveis como instrumentos de mudança e de esperança num futuro melhor”, afirma João Paulo Ferreira, CEO da Natura &Co América Latina.