Ação Social

PROJETO VAI FORMAR CRIATIVOS NEGROS

Publicado em
Parceiros: M.AD Ideas, Zumbi dos Palmares, P&G e Grey Brasil

Com o sugestivo nome “Cria da Quebrada”, projeto da P&G através de seu programa Racial 360º, vai formar cerca de 25 profissionais negros para a indústria criativa da publicidade e propaganda.


A iniciativa tem a parceria da agência Grey Brasil e da M.AD School of Ideas, nova marca da tradicional Miami Ad School, e visa combater o racismo estrutural no país.

Embora maioria da população brasileira, pessoas pretas ainda não se veem representadas na propaganda e também na indústria publicitária.

A M.AD School of Ideas é escola de criatividade e estratégia mais premiada do mundo e Escola do Ano Festival de Cannes 2022. Nesse projeto vai lecionar o curso de preparação para redatores e diretores de arte.

Com duração de sete meses, nesta primeira etapa serão cerca de 25 alunos e ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares. A instituição de ensino superior sem fins lucrativos tem como missão de promover a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, da dignidade da pessoa humana e da diversidade étnico racial.

O principal objetivo do Cria da Quebrada é capacitar a população negra para compor o mercado criativo da publicidade e propaganda que ainda é formado apenas por 15% de pessoas negras em cargos estratégicos de diretoria.

E assim como é uma meta para a P&G representar a diversidade brasileira na frente das câmeras em suas campanhas, também é uma meta absorver essa representatividade por trás das câmeras, compondo os profissionais que fazem parte da construção da publicidade da companhia.

“Com mais de 180 anos de atuação, a P&G mantém um compromisso global de ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. Somente quando ampliarmos nossa visão, conseguiremos ampliar o espectro das imagens que vemos, das vozes que ouvimos, das histórias que contamos e das pessoas que entendemos. É assim que a P&G está trabalhando com e para os criadores negros, tanto atrás das câmeras, quanto na frente delas”, diz André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil.

Além da formação desses profissionais negros, a iniciativa também visa a inserção no mercado de trabalho. Por isso, os estudantes poderão apresentar seu portfólio criado durante o curso no evento de formatura, que contará com a participação de todas as agências que atendem a P&G.
A Grey Brasil terá prioridade na contratação desses profissionais e promoverá intercâmbio de até cinco alunos para um estágio em uma das agências da rede no mundo.

“Este projeto é urgente e importante para tornar o mercado publicitário mais inclusivo, considerando que 56% da população brasileira é negra. É nosso dever, como empresa de comunicação, construir pontes para uma sociedade mais justa”, afirma Luciana Rodrigues CEO da Grey.

A Universidade Zumbi dos Palmares indica que 90% dos alunos que se formaram nos cursos de Publicidade e Propaganda da instituição estão empregados e com o Cria da Quebrada a capacitação desses profissionais se fortalece.

“O projeto é uma intervenção na veia da capacidade criativa do jovem negro, e um estímulo precioso para o enriquecimento da potência do seu talento e da sua capacidade de realização. Uma ação precisa e potente para o enfrentamento à discriminação e exclusão, e uma medida indispensável e urgente para a promoção da diversidade racial”, explica José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Regulamentação da Propaganda.

A seleção desses alunos advindos da Universidade Zumbi dos Palmares será realizada pela M.AD School of Ideas. Os interessados deverão se inscrever no site do projeto e os formulários serão analisados pela coordenação da escola.
“O Cria da Quebrada chegou quando a M.AD School of Idea faz 20 anos no Brasil e fortalece ainda mais a Miami Social School, projeto social interno da escola que durante anos beneficiou vários jovens criativos com bolsas de estudo”, destaca Paulo André Bione, diretor acadêmico da M.AD School of Ideas.

As aulas começam em outubro, acontecerão quatro vezes por semana, na Faculdade Zumbi dos Palmares no laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o projeto. A P&G também oferecerá ajuda de custo mensal por aluno para transporte e alimentação.