Profissionais

CONSULTORA APRESENTA MARKETING DE DIFERENCIAÇÃO

Publicado em
Luiza: proposta exclusiva de valor

A gaúcha Luiza Castanho, com quase 30 anos de atuação no mercado, sendo 20 deles dedicados a multinacionais como Carrefour e Leroy Merlin, contabiliza o atendimento a mais de 600 marcas no Brasil e no exterior, com cases realizados em 13 países.

Atualmente, é especialista em ajudar empresas se transformarem em líderes dos seus segmentos, através de uma exclusiva metodologia que utiliza técnicas de posicionamento e diferenciação.

Desde 2012 ela atua no mercado fitness. Com seu olhar aguçado e pensamento diferenciado, sua maior habilidade é poder olhar para dentro do negócio e ver pontos cegos na estratégia, ajustar o posicionamento e modelo de negócios que podem mudar definitivamente os resultados em tempo recorde.

Esse trabalho visa minimizar estudo do IBGE, apontando que quase 50% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.

“No Brasil, muitos empreendedores iniciam seus negócios sem qualquer planejamento. Entre os problemas, a falta de capacidade técnica e de orientação para precificar os serviços, ou ainda, escassez de estratégias e ações de marketing de diferenciação frente à concorrência, levam estes negócios a fecharem com tão pouco tempo de vida”, lembra.

Luiza se tornou referência na arte de atrair clientes interessados em qualidade e resultado, isto é, um público que esteja disposto a pagar mais por isso, fazendo com que o dono do negócio, saia, definitivamente, daquela guerra de preços muito comum entre empresas concorrentes.

A executiva é criadora da maior comunidade de academias de alto padrão, e reconhecida por colaborar no reposicionamento do modelo de negócios de “academia boutique premium” adotado na Les Cinq Gym, onde também atua como diretora.

“Marketing de diferenciação é a capacidade que uma empresa tem de ser percebida como diferente dos concorrentes através de estratégias que entregam proposta de valor exclusiva para se atingir o público desejado, e desta forma, ser reconhecida como uma opção superior e única no mercado.

Resumindo, é ensinar como fazer com que o cliente valorize o produto ou serviço oferecido, pelo valor que seja necessário pagar para usufruir a exclusividade, não abrindo mão dele.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Financeira pela Universidade Católica de Brasília, do Distrito Federal, iniciou sua vida profissional aos 18 anos, como operadora de Caixa.

Após atuar em vários departamentos, chegou a gerente de Bazar. Também trabalhou no grupo Sendas em em 1999, foi convidada para participar da implantação da marca Leroy Merlin no Brasil.,

Como consultora entrou no mundo fitness construindo o case da Be House, uma academia tradicional, com ticket 149 reais. Ela mudou toda a estratégia e o modelo de atuação, por meio da entrega de um serviço premium, com utilização de tecnologia, implantando uma metodologia própria para alta performance e oferecimento de adicionais como manobrista e massagem.

“No mercado fitnesse, só 5% dos alunos estão dentro de academia, e menos de 1% paga mais de 700 reais. Na rede, em vez de pagar para um personal trainning, o modelo se baseia na entrega de um treinamento personalizado. Com isso, proporcionamos o lançamento de franquia da marca que já é sucesso junto ao público”, explica.

Mentora em empreendedorismo, Luiza é hoje uma das maiores autoridades do país especializada em marketing de diferenciação e posicionamento de mercado voltada ao segmento fitness.