Datas

AMBEV CELEBRA NOMES QUE TRANSFORMAM

Publicado em

Junto com a cantora Linn da Quebrada, Consultora de Diversidade e Inclusão da Ambev, colaboradores trans e travestis da cervejeira protagonizam a campanha “Names” da marca, criada pela agência Africa, celebrando o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

O filme produzido por uma equipe de pessoas trans segue o tema “Nomes têm o Poder de Transformar” e visa afirmar como como a mudança oficial do nome pode ser algo transformador na vida da pessoa trans e travesti.

Recentemente, a companhia anunciou que está fazendo, de forma gratuita e com todo suporte burocrático necessário, a retificação civil dos nomes de todos os colaboradores trans e travestis que desejarem.

O projeto foi batizado de “Me chame pelo meu nome (e pronome também!). Além disso, a companhia também doou um valor proporcional para a Casa Neon Cunha, ONG que apoia pessoas LGBTQIAP+ em situações de vulnerabilidade, para que outras pessoas trans possam realizar este sonho.

Entre os mais de 160 colaboradores trans e travestis da Ambev, 13 deles participaram da gravação do vídeo.

“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos muito felizes com os passos que já estamos dando. Se queremos uma sociedade que respeite as pessoas em toda a sua individualidade, a transformação precisa começar em cada um de nós. É essa a mensagem que queremos passar para o nosso ecossistema: a ação coletiva e o diálogo transformam vidas. Pessoas trans e travestis devem ser respeitadas, e a retificação do nome é um dos primeiros passos para que elas se sintam incluídas na sociedade”, diz Michele Salles, diretora de Diversidade e Inclusão da Ambev.

Desde 2016, a companhia firmou um compromisso público com o respeito à diversidade. Com isso, tem realizado uma série de ações que vão desde apoio ao público interno e criação de diretrizes para eliminar o preconceito ou sexismo de suas marcas, até o apoio das normas de conduta da ONU para empresas que suportam direitos LGBTQIA+.

Uma landing page foi criada para compilar essas e outras ações que a Ambev vem promovendo ao longo dos últimos anos para tornar seu ecossistema um ambiente mais diverso, inclusivo e que respeite a individualidade de cada pessoa.

Criação de Lorran Schoechet e Thomaz Marsiglia, com direção criativa de Carolina Patrocínio, direção executiva de Rodrigo Marangoni e direção geral de Criação de Sergio Gordilho.

Produção da Nuvem, com direção de Rosa Caldeira, fotografia de Vitor Duarte e produção executiva de Renata Corrêa.

Som da Hefty, com produção musical e trilha de Edu Luke,Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa. Locução de Linn da Quebrada. Fotos de Bernoch, do estúdio Xisgênero.

Aprovação de Alexandre Costa, Ewerton Oliveira e Natalia Capelini.