Ação Social

CAMPANHA VENDE SAPATOS DESTRUÍDOS PELOS SEM-TETO

Publicado em

Criada pela agência independente Cloudfactory, de Amsterdã, campanha para o Exército da Salvação Holandês, com imagens da fotógrafa de moda Carli Hermés, impactou o país ao chamar a atenção para um grave problema social.

A estratégia foi inspirada no lançamento de uma série de edição limitada de tênis com aparência destruída da marca Balenciaga, que disponibilizou no mercado uma coleção de 100 pares ao custo de US$ 625 cada.

Criticada, a ação porém levou à criação do movimento de arrecadação de fundos pela instituição com sua própria edição limitada. A diferença é que os sapatos fotografados foram realmente destruídos pelo uso contínuo por pessoas que vivem nas ruas. As  pessoas podem ajudar comprando um par por 1.450 Euros.

Truly Destroyed” é um projeto sem fins lucrativos, e toda a arrecadação vai diretamente para a missão do Exército de Salvação Holandês para ajudar as pessoas necessitadas a reconstruir suas vidas.

Os 32 mil sem-teto que vivem na Holanda formam um problema social real no país. O objetivo da campanha é chamar a atenção e lutar pela construção de alojamentos para abrigá-los.

“Não sou contra os tênis destruídos da Balenciaga. Eles fizeram um ótimo trabalho chamando a atenção de todos. Mas quando posso ajudar os sem-teto com uma ideia tão maravilhosa, estou dentro. Gosto da história por trás disso. Para mim, não se trata apenas de fotografia, mas também de direção de arte. A ideia é forte e por isso pude desenvolver ainda mais a ideia na fotografia”, diz a fotógrafa Carli Hermès.

“Seria bom se conseguíssemos conscientizar os consumidores e pessoas da indústria da moda com essa campanha ativista. Espero que faça com que eles ajam, gastem um pouco menos em roupas, sapatos e vida e, em vez disso, doem para o Exército da Salvação”, concluiu.

“Temos muito respeito pela visão de Demna Gvasalia, o diretor criativo da Balenciaga, e o que ele está fazendo com a marca Balenciaga, explorando a cultura pop. Entendemos que o mundo da moda tem seus códigos e não estamos aqui para julgá-los. De qualquer forma, agradecemos que eles tenham decidido criar os tênis de edição limitada descritos como “totalmente destruídos”, porque foi isso que despertou nossa ideia, ou seja, vender tênis realmente ​​usados ​​por pessoas que vivem nas ruas”, afirma Julio Álvarez, diretor de Criação da Cloudfactoy.

“A situação dos sem-abrigo não está na moda, nem é notícia. Está ficando um pouco melhor, mas o Exército de Salvação ReShare ainda precisa lutar por mais atenção e ajudar a resolver e prevenir a falta de moradia. Então, quando uma marca como a Balenciaga decide tornar os tênis extremamente desgastados na moda, tivemos que aproveitar a oportunidade. Trata-se de sequestrar a conversa e tentar transmitir uma mensagem significativa. Não às custas de Balenciaga, mas com agradecimento e respeito a eles”, completa o também diretor de Criação da agência César García.