Opinião

PRESS RELEASE NÃO É NOTÍCIA

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Reprodução foto de catálogo da Imaginarium Presentes Criativos

A Internet transformou o noticiário em um território sem dono. Em minutos, um furo jornalístico torna-se domínio popular. Sua origem e autoria são esquecidos pelos milhares de compartilhamentos.

A decisão do STF de 2009, contrária à obrigatoriedade do diploma para a atividade contribuiu ainda mais para o fenômeno do Copia e Cola. O ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte na ocasião e relator do processo, comparou a profissão à atividade dos formados em cursos de culinária e corte e costura. Mas importante para o preparo técnico técnico, ressaltou ele.

O que se vê atualmente, no mundo digital, é que o conteúdo jornalístico se equipara a posts dos “entendidos em tudo”, que publicam e opinam sobre qualquer assunto nas redes sociais.

Envolvidos na roda viva do dia a dia, alguns jornalistas, pressionados pela velocidade dos fatos e a exigência da anterioridade em relação aos concorrentes, cada vez mais se valem das famosas duas teclas criadas pelo cientista Larry Tesler e incorporadas aos computadores pela Apple em 1983.

Pior do que utilizar press releases em sua integridade, parte dos jornalistas ainda pratica o Ctrl + C e Ctrl +V descaradamente, divulgando como seu o conteúdo de outro.

Isso se configura Plágio é é crime passível de punição. Infelizmente, quando o autor se dá conta de que é vítima, as redes sociais já inundadas com a informação, dificultam identificar a origem do delito.

Mesmo sem diploma, aqueles que se tornaram jornalistas devem no mínimo seguir os preceitos básicos da profissão. Utilizar o press release como o que realmente ele é, ou seja, uma base para o conteúdo a ser produzido.

O press release é a palavra do cliente traduzida por assessores de comunicação, sejam jornalistas ou profissionais de Relações Públicas. Por exigência dos primeiros,  muitas vezes  é recheado de adjetivos e também omite informações básicas e necessárias para elaboração de um bom conteúdo.

Felizmente em nosso mercado há ótimos assessores de comunicação e jornalistas, mesmo alguns por vocação e sem diploma. Muitos profissionais especializados em RP enviam material suficiente para produção de conteúdo importante para os leitores.

Nem sempre é assim.

Pesquisar, consultar sites, pedir mais informações, esclarecer dúvidas, situar o fato, etc realmente dá muito trabalho. Mas foi assim que jornalistas com diploma aprenderam a trabalhar.