Datas

EVENTO COMEMORA 85 ANOS DA BANDEIRANTES

Publicado em

Quase 15 anos depois da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil, surgia o primeiro veículo da atual mais completa rede de comunicação do Brasil e do mundo.

A rádio Bandeirantes foi inaugurada como Sociedade Bandeirante de Radiodifusãoem 6 de maio de 1937 por José Pires Oliveira. Em 1944, ela foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, que três anos depois a vendeu para o então governador paulista Adhemar de Barros. No ano seguinte, o novo dono era João Jorge Saad, o idealizador e fundador do grupo Bandeirantes de Comunicação, até hoje comandado pela família através de João Carlos “Johnny” Saad na presidência.

Um grande evento no Teatro Itália, aberto ao público, nesta sexta-feira (6), contará com os principais nomes do seu elenco, como Salomão Esper, no Jornal Gente. Presenças confirmadas de José Luiz Datena, Neto, Milton Neves, Elia Júnior, Ulisses Costa, Cláudio Humberto, Thays Freitas, Pedro Campos, Eduardo Castro, Agostinho Teixeira, Ana Paula Rodrigues e Joel Datena.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação, com atuação nacional, hoje está presente nas plataformas rádio, TV aberta, TV por assinatura, out of home e internet. São 46 emissoras de TV (sendo 21 próprias), que cobrem mais de 65 milhões de domicílios, além de mais de 10 milhões de assinantes dos canais pagos. As redes de rádio somam oito marcas e 160 emissoras que, juntas, contam com 129 milhões de ouvintes. O Band Jornalismo é o maior canal de jornalismo do YouTube no Brasil, com mais de 3,6 milhões de inscritos.

João Jorge Saad, o fundador

Desde fevereiro, os ouvintes podem conferir a reapresentação de alguns dos momentos mais marcantes da história da rádio ao longo da grade. São pílulas que trazem trechos de entrevistas com grandes personalidades do Brasil e do mundo, além de fatos históricos retratados nos microfones.

“O Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes (CEDOM) mantém arquivadas gravações que retratam, com precisão, boa parte da história da emissora. São quase sete mil horas de registros que colocam o acervo da Rádio Bandeirantes, seguramente, entre os mais ricos entre todas as rádios brasileiras”, afirma o jornalista Milton Parron, responsável pelo CEDOM.
Em homenagem à sua tradição nos esportes, a rádio também promoverá uma ação no Museu do Futebol, com a história das suas transmissões esportivas desde a Copa de 1950. Totens interativos instalados na entrada do local vão dividir com o público a narração de 85 gols transmitidos pela Rádio Bandeirantes. São partidas históricas, que incluem todas as campanhas da Seleção Brasileira de futebol. O evento fica em cartaz entre os dias 6 e 29 de maio.

O calendário especial se estende ainda ao canal por assinatura BandNews TV e à TV aberta, que completa 55 anos no dia 13 de maio, com reportagens contando a história do grupo e pílulas mostrando o vasto arquivo da Band, com novelas, competições esportivas, festivais de música e debates políticos, entre outras atividades.

“Vamos realizar ações com a BandNews FM, que também faz aniversário em maio, levando programas para a rua para interagir com o ouvinte no Rio de Janeiro e em São Paulo”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo do Grupo Bandeirantes.

“Os últimos cinco anos foram muito trabalhosos para a Band, especialmente no período da pandemia. Mas, por conta do processo de modernização da gestão que já estava em curso, conseguimos cumprir os desafios, nos acertar e apontar para novos tempos”, afirma o diretor executivo de comunicação e assuntos institucionais do Grupo Bandeirantes, Caio Luiz de Carvalho.