Datas

SAÚDE NÃO SE PESA, MAS SE CUIDA

Publicado em

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do sobrepeso, a Novo Nordisk A/S, indústria farmacêutica dinamarquesa maior produtora mundial de insulina, lança campanha criada pela Ogilvy estrelada pelos atores Babu Santana e Luana Xavier.

O alerta estreia nesta quinta-feira (4), Dia Mundial da Obesidade. A ação é uma continuidade da campanha “Saúde Não Se Pesa, que combate o preconceito e estereótipos vividos pelas pessoas atingidas pela doença.

O novo filme foi gravado no formato “react”, recurso popular nas redes sociais, em que as reações dos protagonistas são registradas à medida que eles leem comentários na internet. Nesse caso, Babu e Luana leem mensagens ofensivas em relação ao seu peso.  

Durante participação em um programa de TV, por exemplo, Babu foi vítima de inúmeras críticas. Em voz alta, ele repete: “A obesidade do Babu é falta de exercício e muita comida”,, evidenciando o preconceito e desconhecimento de parte da população.  

Como forma de esclarecer as reais condições e necessidades de uma pessoa com obesidade, Luana traz um testemunho pessoal sobre parte de sua jornada em busca do único padrão que importa: a saúde. A atriz reforça no filme que são comuns essas críticas relacionadas a estética, mas é importante lembrar que a obesidade é uma doença crônica e precisa de acompanhamento contínuo. Não se trata apenas de cortar excessos, uma vez que outros fatores devem ser considerados.  

A conversa será desdobrada nas redes sociais, onde Babu e Luana desmistificarão mais mitos e trarão informações úteis para o combate ao preconceito. Reforçando esse posicionamento, a Novo Nordisk levará o debate também para a TV, em uma pauta especial no programa ‘Bem-Estar’, na Globo. Uma série documental abordando novas formas de tratamentos e depoimentos de médicos especialistas em obesidade será exibida na CNN. O conteúdo foi coproduzido em parceria com o canal de TV paga.

“Desde que lançamos o conceito O padrão que importa é o da saúde, em 2020, temos evoluído as discussões sobre obesidade para além do ponto de vista simplista relacionado ao excesso de comida. Por meio de depoimentos proprietários de quem vive na pele o preconceito por uma condição de saúde, criamos uma campanha de conscientização sobre preconceito. Com conhecimento e esclarecimentos, podemos contribuir para que as pessoas tenham o tratamento e respeito adequados”, dizem Rafael Figueiredo e John Bogea, diretores de criação da Ogilvy Brasil.   

O movimento “Saúde Não Se Pesa” foi criado em 2016, pela Novo Nordisk em parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), e tem como objetivo conscientizar e ressaltar a obesidade como doença crônica, que já atinge mais de 600 milhões de pessoas no mundo.  

“A obesidade e o sobrepeso aumentam os riscos de mais de outras 200 doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono e problemas no fígado”, informa Monica Reis Palmanhani, médica endocrinologista e gerente médica de Obesidade da Novo Nordisk.

“É necessário romper com estigmas que colocam o paciente como culpado pela situação. A principal causa da doença está relacionada à genética e à história familiar, entre outros fatores. Um tratamento multidisciplinar é essencial para manter a doença sob controle e melhorar a qualidade de vida. Essas pessoas precisam manter seu tratamento a longo prazo com alimentação equilibrada, exercícios físicos, apoio psicológico e medicação quando indicada pelo seu médico”, completa a endocrinologista.   

Criação de John Bogea, Mateus Maziero, Rafael Figueiredo e Dener Generoso, com direção criativa de Ale Parme, direção executiva de Ricardo Leme Lopes e Samir Mesquita e direção geral de Criação de Felix Del Vale.

Produção da Academia de Filmes, com direção de Fernando André, fotografia de Wilson Velasco e produção de Fernando Leite. Áudio da Carbono Sound Lab, com produção e trilha de Zé Godoy.

Aprovação de Stella Fumaggi, Ricardo Castellani e Eliene Costa.