Campanhas

ANISTIA ALERTA SOBRE MUDANÇAS E QUEIMADAS

Publicado em
Reprodução (foto de Denisa Starbosa)

Manchetes de jornais mostrando a triste realidade das queimadas que destroem terras indígenas e as mudanças climáticas que afetam quem menos contribuiu para isso, formam a nova campanha da Anistia Internacional Brasil criada pela agência Quintal.

Objetivo é mostrar que a organização continua atuando para garantir um futuro digno e justo para todos, contando com o apoio da população através de doações.

Somente entre julho e setembro deste ano, época de seca nas regiões que abrigam povos indígenas, houve uma média de 5 focos de calor por dia, ou 477 focos em três meses.

Não bastassem as queimadas, os índios brasileiros sofrem com o avanço da pecuária, mineração irregular, desmatamento e pesca ilegal.

Neste 2021, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 1.358 focos de inocência no Parque do Araguaia, 31% maior do que no mesmo período do ano passado,

Por outro lado, o chamado racismo climático virou assunto em debates sobre sustentabilidade, inclusive na COP 26, a conferência das Nações Unidas realizada em novembro em Glasgow, Escócia.

Trata-se de combinação de injustiça racial e injustiça ambiental, já que afeta grupos historicamente explorados e que menos contribuíram para o colapso climático. E mesmo assim são os mais expostos às alterações do clima.

“Achamos importante deixar muito clara a nossa atuação e apresentar algumas das causas que trabalhamos ativamente. É preciso que as pessoas entendam que nosso trabalho, junto à sociedade e ao poder público, ajuda a construir o futuro que todos precisam”, afirma Thalita Salgado, diretora de captação da Anistia Internacional Brasil.

Antes da campanha, a agência também criou e participou da implementação de a ação de ativação digital #DefendaOÓbvio no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“As duas ações fazem parte de uma visão estratégica que construímos, mostrando a necessidade de dois esforços complementares. De um lado, mostrar como os direitos humanos estão no nosso dia a dia e ser contra um deles chega a ser absurdo. Do outro, deixamos clara a atuação da Anistia, como um lobby do bem, capaz de movimentar a sociedade e o poder público para acelerar o futuro mais justo para todas as pessoas”, explica Leonardo Brossa, sócio e planejador da Quintal.