Ação Social

ASTROLOGIA CONTRA O RACISMO

Publicado em
Papisa: astróloga e ativista

A Oxfam Brasil lança campanha baseada na astrologia para dialogar com a juventude branca sobre seu papel na luta antirracista. A campanha “Antirracismo Astral – Você um Pouco Mais Antirracista. Todo Dia, iniciada nesta segunda-feira (18), conta com a participação da ativista social e astróloga Papisa, que utiliza a astrologia como ferramenta de resistência.

A escolha da juventude branca como público alvo da ação acompanha levantamentos que apontam sua baixa participação nos debates sobre o tema. Enquanto uma parte desse grupo não se identifica como corresponsável pelo problema, dissociando os privilégios inerentes à branquitude da latente desigualdade social, que tem a questão racial como estruturante, outra afirma não entender seu lugar de fala, resignando-se ao apoio ideológico superficial nas redes sociais.

Fundado em 1942 na Inglaterra como Oxford Committee for Famine Relief, ou (Comitê de Oxford para Alívio da Fome), iniciou suas atividades com campanhas para que suprimentos de comida fossem enviados por meio de um bloqueio naval aliado a mulheres e crianças famintas na Grécia ocupada pelo inimigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1965 a organização assumiu a sigla Oxfam e 30 anos depois se tornou internacional com a participação de um grupo de organizações não governamentais independentes. Em 1992 a organização foi indicada ao prêmio Nobel da Paz.

Atualmente, é uma confederação de 19 organizações e mais de 3 mil parceiros, que atua em mais de 90 países na busca de soluções para o problema pobreza,  desigualdade e injustiça por meio de campanhas, programas de desenvolvimento e ações emergenciais.

A Oxfam Brasil foi criada em 2014 para a construção de um Brasil com mais justiça e menos desigualdades, atuando nas áreas do Setor Privado, Desigualdades e Direitos Humanos; Juventudes, Gênero e Raça, e Justiça Social e Econômica.

A campanha promoverá reflexões e sugestões de ações em cinco instâncias de participação social: pessoal (por meio da construção de um repertório antirracista, como o consumo de informações e mídia produzidas por pessoas pretas); familiar (provocando diálogo e intervindo em atitudes racistas nesse contexto); faculdade e trabalho (reivindicando contratações de pessoas pretas e articulando estudos sobre a luta antirracista); no espaço urbano (engajando-se em movimentos sociais e não tolerando atitudes racistas); e na sociedade em geral (estimulando o voto em candidaturas negras e a defesa políticas públicas que promovam equidade racial).

O uso da astrologia como ferramenta de diálogo foi escolhido por seu grande apelo na juventude branca e por seu elemento lúdico, que pode contribuir significativamente na ampliação do alcance e da recepção da mensagem, potencializando sua proposta de engajamento.

Para Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, a campanha busca agregar forças ao trabalho desenvolvido pelos movimentos negros brasileiros, fortalecendo a presença e aceitação da pauta na população branca.

“Entendemos que nosso papel não é protagonizar o debate, pois o movimento negro tem organizações muito bem estruturadas e uma base de militantes muito engajada. Nosso objetivo é mostrar à juventude branca que ela é parte fundamental do problema, e que não ser racista não é suficiente. Enquanto o indivíduo não é ativamente antirracista, compreendendo a natureza estrutural da discriminação racial no país e atuando para seu desmantelamento, ele não será parte da solução”.

Focada no ambiente digital, com inserção de materiais nas redes sociais da Oxfam Brasil e de sua parceira na ação, a astróloga Papisa, a campanha convidará os jovens a consumirem o conteúdo no Whatsapp e Spotify além do site oficial da campanha.

Diariamente, serão publicados horóscopos de todos os signos, desenvolvidos pela Papisa a partir dos trânsitos astrológicos de cada um deles. Junto às previsões, a cada dia será inserida uma mensagem que incentive a juventude branca a praticar cotidianamente o antirracismo.