Ação Social

NÃO DESVIE O OLHAR, COMBATA O ASSÉDIO

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Antes da violência doméstica, o assédio sexual é a maior preocupação das mulheres em todo o mundo, conforme pesquisa global de Ipsos, encomendada pela L’Oréal. Entre as entrevistadas, 47% de mulheres e meninas apontam esse ato. E segundo levantamento, as  as importunações ocorrem, na maioria das vezes, em espaços públicos e em toda e qualquer parte do mundo.

Como forma de combater essa prática criminosa, a L’Oréal Paris lança StandUp, movimento mundial de conscientização e treinamento antiassédio, desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback.

A metodologia de intervenção dessa empresa se provou eficaz ao ser aplicada em um experimento nas universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual. O programa oferece um método baseado em 5 Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar, que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação, tanto como testemunha quanto como vítima.   

“Sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir.

L’Oréal Paris sempre defendeu o valor de cada mulher, trazendo mensagens de empoderamento, confiança e segurança, e agora com o stand up nossa ambição é criar um pacto social através da educação de não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para mulheres”, afirma Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil. A executiva ainda completa: “é nosso dever enquanto marca uma marca feminina, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador”.

Em cima desses pilares e com o mote “Autoestima em primeiro lugar”, a WMcCann desenvolveu uma campanha para divulgar e reforçar o objetivo da marca destacando o método dos 5Ds.

 “Quando observamos um caso de assédio sem intervir, indiretamente aumentamos o trauma da pessoa que está sendo assediada, além de reforçar ao assediador que seu comportamento é aceitável. Essa campanha vem para interromper essa dinâmica, propondo tomada de consciência da sociedade e ação, através da informação e do treinamento dos 5 D’s”, explica Luiza Portella, Diretora de Planejamento Estratégico da WMcCann. 

Em uma parceria inédita, a L’Oréal Paris vai patrocinar a leitura de matérias que tiverem o tema assédio como centro das reportagens nos principais títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast (jornal O GLOBO e revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue). Com criação da WMcCann, a ação Paywall Down irá liberar os acessos para os leitores pelo período de três meses, de 05 de outubro a 31 de dezembro, entendendo a importância de fazer a informação circular para auxiliar no combate ao assédio. 

A campanha engloba conteúdos no digital, OOH, patrocínio em PayTV (“Superbonita”, da GNT) e ações de PR. O treinamento pode ser acessado no link da ação.

Criação de Ana Rocha, Andrea Lobato, Carolina Oliveira, Bruno Mukai e Humberto Nogueira, com direção criativa de Ricardo Weistman e João Resende, direção executiva de Naruaba Sá e direção geral de Criuação de Hugo Rodrigues.

Time do cliente: Laura Parkinson, Tiago Raposo, Helena Bertho, Renato Annibal, Larissa Régia, Raiza Chinellato, Larissa Sampaio, Paulo Cardoso, Michelle Amancio e Monique Maltaroli

Produção da Film In, com direção de Christian Monassa e fotografia de Pedro Nascimento. Pós-produção:  Film In. Trilha:  Inspirational Cinematic.