Ação Social

CONTEÚDO SENSÍVEL É SINAL DE ALERTA

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Assinada pela ONG CVV (Centro de Valorização da Vida), que desde 1962 atua na prevenção ao suicídio, campanha “Desafio dos 40 Segundos” reúne uma série de personalidades que se dispuseram a publicar “Conteúdo Sensível” em suas redes sociais.

Objetivo é conscientizar o público sobre o problema da saúde mental neste Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro e que no Brasil ganhou também um mês inteiro de ações, conhecido como Setembro Amarelo.

No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 45 minutos. Em 2020, o CVV recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional, 5% mais do que no ano anterior.

Sabrina Sato, Ana Maria Braga e Juliana Paes, entre outros influenciadores, publicam vídeos de 40 segundos marcados como sensíveis em suas contas na rede social, para lembrar que esse é o espaço de tempo entre suicídios no mundo.

As mensagens lembram a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e a manutenção da saúde mental, além de atrair mais voluntários para o CVV.  

Conteúdos sensíveis são, geralmente, de cunho sexual ou violência e rapidamente são marcados pelos algoritmos das próprias plataformas. De acordo com o idealizador da campanha, Eduardo Cabral, da WMcCann, esses conteúdos “vazados” engajam mais do que mensagens importantes como a da ONG.

“Hackeamos a rede para conseguir um recurso raro, ou seja,a atenção das pessoas. Quando um vídeo sensível parte de uma celebridade, gera curiosidade. Usamos esse gancho de atenção para difundir nossa mensagem sobre saúde mental”, conclui.

Eduardo trabalha com um coletivo de publicitários e jornalistas voluntários que idealizam as campanhas do “Setembro amarelo” do CVV há três anos. 

Segundo João Victor Lovise criativo do coletivo e da Sunset DDB, “a ideia de vazar o conteúdo sensível em grandes contas foi ganhar a pauta de inúmeros veículos. Afinal, o que a Sabrina Sato ou Evaristo Costa podem ter publicado que feriu a política do Instagram? O objetivo da ação é reter atenção para a mensagem da ONG e promover o thumbstop sobre a importante pauta e missão da ONG.

Para Talita Mendonça, da Vegas, que também atua nas campanhas há três anos consecutivos, “os maiores nomes da internet sentem a necessidade de falar sobre o tema ao ponto de, perto de Setembro quando ainda não os procuramos com nossa dinâmica do ano, eles nos contatam para saber como será a ideia atual para alertar a sociedade sobre esse importante tema”.