Ação Social

DESMATAMENTO GANHA TOCHA DA VERGONHA

Publicado em

Símbolo da fraternidade e espírito de competição saudável entre nações, a tocha olímpica ganha uma versão vergonhosa no Brasil. Campanha criada pela GTB Brasil chama a atenção mundial para o desmatamento no país, a cada ano com números mais altos e devastadores.

O filme assinado pela ONG SOS Mata Atlântica compara o objeto carregado através dos continentes com um pedaço de madeira queimada transformado em peça artística esculpida por Renato Hollanda Cavalcanti a partir de uma árvore atacada, que ganhou o nome de “Tocha da Vergonha”.

No site da instituição, explicações sobre as “modalidades” e os recordes negativos e inacreditáveis alcançados na Mata Atlântica.

“O desmatamento é um problema generalizado entre os biomas brasileiros. Na Mata Atlântica, em especial, continua atingindo números desastrosos. Hoje, só restam apenas 12,4% da floresta original. É preciso que a opinião pública se conscientize e se una para frear essa tragédia”, afirma Afra Balazina, diretora de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica. “Erguer a Tocha da Vergonha é chamar a atenção do Brasil e do mundo para a urgência do problema”, completa.   

“Preservar a Mata Atlântica, que é uma das maiores biodiversidades do planeta, é papel de todos. Essencial para a qualidade de vida. Parece um problema distante, sem conexão com o dia a dia, mas devemos defender e preservar o meio ambiente para o presente e futuras gerações. E a campanha visa conscientizar todo o mundo”, afirma Matheus Matsumoto, Head of Art da GTB.  

Criação de Hugo Cacique e Matheus Matsumoto, com direção criativa de Vico Benevides. Produção da Lemonade, com direção de Raphael Rodriguez. Aprovação de Afra Balazina e Matheus Felipini Mussolin.