Ação Social
DE OLHO NA OBESIDADE INFANTIL
Publicado emMais de 4 milhões de crianças e adolescentes apresentam obesidade, problema que pode causar diabetes, hipertensão e outras complicações de saúde.
O Rio de Janeiro dá um primeiro e importante passo para combater o mal, com o Projeto de Lei 1662/2019, já aprovado na Câmara Municipal em primeira votação e que aguarda desfecho.
Com o conceito “Quem quer prevenir a obesidade infantil, levanta a mão”, campanha digital do Instituto Desiderata e do Núcleo do Rio de Janeiro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, criada pela agência Repense, convoca a população a aderir.
O projeto propõe medidas para conter o crescimento da obesidade infantil na cidade, como proibir cantinas escolares de oferecer produtos ultraprocessados e bebidas adoçadas aos alunos, assim como regulamentar a altura das prateleiras desses produtos nos supermercados e criar salas de coletas de leite materno nas empresas.
“A aprovação desse Projeto de Lei no Rio de Janeiro é fundamental para conter o crescimento da obesidade infantil no município. Ao proteger as crianças e adolescentes do acesso aos ultraprocessados e bebidas adoçadas, as opções alimentares que essas crianças terão de fazer serão muito melhores, mais saudáveis. Isso, consequentemente, terá uma importante influência também sobre seus hábitos alimentares futuros”, diz a diretora do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques.
No município do Rio, 30,2% das crianças entre 5 e 9 anos atendidas pelo SUS apresentam sobrepeso ou obesidade, segundo o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes do Instituto Desiderata. O consumo de ultraprocessados como bebidas açucaradas (refrigerantes, néctares e sucos de caixinha), salgadinhos de pacote, entre outros, é um dos principais responsáveis pelo aumento desses índices.
Com veiculação nas mídias digitais, a ação é voltada para chamar a atenção das famílias e da sociedade como um todo para os crescentes números da obesidade entre crianças e adolescentes em idade escolar no município do Rio. As peças de comunicação direcionam para a coleta de assinaturas para apoio à aprovação da proposta no site da campanha.
A campanha, realizada com recursos da Umane e da Bloomberg Philantropies, tem apoio da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, ACT Promoção da Saúde, IEPS, ABESO, Criança e Consumo, Alana, GEPPAAS, FIAN, Observatório de Obesidade PEO-ERJ, NUSAM/UNIRIO, NUSAMC/UNIRIO e NESAM/UFRJ.
Criação de Alexandre Ravagnani, Octavio Moreira Lima, Frederico Tulio e Rafael Fontes da Silveira.