Memória

ATOR TAMBÉM ESCREVEU A HISTÓRIA DA PROPAGANDA

Publicado em
Propaganda da Ducal em 1968

Tarcisio Meira, falecido nesta quinta-feira (12) , foi protagonista na maior parte de sua vida de 85 anos, da história da televisão brasileira. Ao lado da companheira Gloria Menezes, com quem se casou em 1962, também ajudou a escrever o roteiro da propaganda do país.

Em 1968, no início dos comerciais em videotape, logo após a era das garotas-propaganda, o casal estrelou campanha das lojas Ducal, rede de roupas masculinas que dominou o segmento nas décadas de 50 e 60. A comunicação anunciava a ousada promoção das “Duas Calças” no mesmo “costume”, uma para o trabalho e outra para o lazer (assista abaixo).

 A trajetória do casal, ao longo de quase 60 anos de união, também passou por comerciais para o refrigerador Prosdócimo e margarina Primor, entre os anos 70 e 90. A mais recente participação da dupla na publicidade foi na campanha de 44 anos da Rede Globo, em 2009.

Tarcísio Meira atuou em mais de 60 trabalhos na TV, 50 só na Globo, entre novelas, seriados e minisséries. Sua carreira começou em 1961, na extinta TV Tupi. 

Nascido no dia 5 de outubro de 1935, em São Paulo, batizado Tarcísio Magalhães Sobrinho, o ator tomou emprestado da mãe o sobrenome Meira, que, além de ser mais sonoro, somava 13 letras com o primeiro nome, uma superstição da época.

Em 1957estreou no teatro com a peça ‘A Hora Marcada’. Em 1959, fez seu primeiro espetáculo profissional, ‘O Soldado Tanaka’, convidado por Sérgio Cardoso.  

Primeira novela da TV

O ator estreou na TV no Grande Teatro Tupi, um programa de teleteatro, onde contracenou pela primeira vez com Glória Menezes em “Uma Pires Camargo’, em 1961, de Geraldo Vietri.

Em 1963, já casado com Glória, trocou a Tupi pela Excelsior, onde participou da primeira novela diária da televisão brasileira, “25499 Ocupado’’, com patrocínio de Colgate. No mesmo ano, fez o seu primeiro filme, “Casinha Pequenina”, com Mazzaropi.   

Na TV Globo, Tarcísio começou em 1968, com a novela “Sangue e Areia’, de Janete Clair. “Irmãos Coragem”, de 1970, novela na qual viveu o mocinho João Coragem, foi um dos maiores sucessos da fase preto e branco da TV brasileira. Para se ter uma ideia, o penúltimo capítulo da trama deu mais audiência que a final da Copa do Mundo. “

Foi a primeira novela que os homens admitiam que viam. Até então, eles viam meio escondidos, porque novela era coisa de mulher”, explicou Tarcísio ao Memória Globo. Seu último trabalho na emissora foi “Orgulho e Paixão”, em 2018.