Campanhas

ELAS PILOTAM QUALQUER COISA, ATÉ FOGÃO

Publicado em

Helena Lacerda pilota avião e até fogão, assim como também pilotam fogão a médica Andrea Ortega, que pilota uma mesa cirúrgica ou a Fabíola Rogano, que pilota uma área de engenharia da General Motors e Yanca Costa, que pilota uma prancha de surfe como ninguém. Sem contar a chef Paola Carosella, que pilota fogão com maestria. Todas elas pilotam o que quiserem, inclusive o SUV Tracker, da Chevrolet.

Elas são as estrelas da campanha do modelo da Chevrolet que deu um restart na categoria no ano passado e que evoluiu para um #RestartIdeias, contra o insistente preconceito de gênero que no trânsito ainda mandam as mulheres pilotar fogão.

A estratégia criada pela WMcCann se desenvolve agora com o filme “Pilotas”, que coloca essas mulheres reais no centro da história, ressignificando a frase dita para ser um insulto.

Educadas, simplesmente ironizam a frase em vez de recomendarem a quem as insulta irem a um lugar costumeiro que se manda os intolerantes.

Com o compromisso de abordar barreiras impostas às mulheres com seriedade, o projeto teve validação de uma consultoria especialista no tema, que tem como missão sensibilizar a sociedade sobre questões de gênero e suas intersecções, buscando educar e instrumentalizar pessoas dispostas a serem agentes de mudança na vida das mulheres.

“A frase ‘Carro é coisa só de homem’ é um exemplo do que queremos desmitificar nessa nova fase da nossa comunicação. As mulheres também adoram automóveis, principalmente os SUVs, pelo porte, posição de dirigir e espaço interno. O Chevrolet Tracker, SUV mais completo da categoria, é o veículo ideal para quem não precisa justificar nada para ninguém e tem tudo a ver com essa autonomia feminina e com o restart em conceitos ultrapassados”, afirma Paula Saiani, gerente de Marketing de Conteúdo na General Motors América do Sul.

A realização da campanha contou com maioria feminina em todas as etapas do processo de desenvolvimento, desde o planejamento, à criação, direção e fotografia. A estratégia de mídia digital é da Isobar, a Dentsu Company.

Criação de Leonidas Razera, Felipe Racca, Rhaissa Bueno, Natalia Soares e Felipe Araujo, com direção criativa de Eric Sulzer e Fernando Penteado, com direção geral de Criação de Hugo Rodrigues e Mariana Sá.

Time do Cliente: Hermann Mannke, Federico Wassermann, Paula Saiani e Felipe Silva

Produção da Rebolucion, com direção de cena de  Marilina Perez, fotografia de Nicholas Bluff e produção executiva de Ciro Cesar Silva.

Som da Cabaret, com composição de Guilherme Azem e produção musical de Letícia Medeiros. Locução de Carol Oliveira.