Entrevista

DESAFIO AUMENTA PARA CRIATIVOS

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Sanches: para estarmos próximos

Agência brasileira mais premiada do país em festivais nacionais e internacionais neste século, reconhecida pela comunidade criativa global e com profissionais igualmente destacados, a Almap BBDO se notabiliza por acompanhar a evolução do mercado.

Criada em 1993 pelas mãos de Alex Periscinoto através de associação com a BBDO, a nova Almap, inicialmente sob o comando criativo de Marcello Serpa, começou sua jornada pela excelência de suas peças gráficas.

Não demorou e a equipe montada por Serpa também iniciou sua trajetória vitoriosa na área de Comerciais.

Com a saída dele, Luiz Sanches não só continuou mantendo a mesma qualidade criativa como também levou a agência a conquistar troféus nas modernas áreas da comunicação publicitária.

Primeira agência do mercado a adotar o regime de home Office com a pandemia do coronavírus, em 17 de março, a Almap vem sendo uma das agências com maior volume de campanhas e ações em veiculação.

Como manter a motivação diante da nova situação, extraindo de seus profissionais o mesmo nível criativo que a caracteriza?

Atual chairman e Chief Creative Officer da agência, Luiz Sanches responde. Ele está na Almap há 25 anos e há cinco assumiu o comando criativo com a saída de Marcello Serpa.

 Como manter a motivação de criativos durante o isolamento com todas as limitações de produção decorrentes da pandemia?

– Nosso desafio, agora, é muito maior do que antes. Nossos clientes precisam da agência como nunca e o poder de uma grande ideia é ainda mais relevante neste momento. Somada ao tom e a mensagem correta e o planejamento adequado. Isso é o que vai ajudar a mexer com o negócio de nossos clientes. Vai agregar mais valor. A motivação que não só a criação, mas todas as áreas precisam, jamais deixou de existir. A criatividade é muito mais afetada quando falta desejo de fazer e coragem do que quando falta algum tipo de estrutura.

De que forma a agência tenta substituir a integração constante e troca de ideias da equipe no local de trabalho com os profissionais em home office?

– Não acho que essa é uma tarefa que exija uma fórmula tão elaborada, é uma adaptação daquilo que funciona melhor para cada um. Além disso, estamos falando de pessoas, o nosso negócio é feito de talentos. Outro dia, por exemplo, me reuni virtualmente com mais de 50 profissionais da criação apenas pra saber um pouco como cada um estava. Nem falamos de trabalho. Isso faz com que eles se sintam parte do processo, integrados e acolhidos pela Almap BBDO.  É claro que os times têm suas rotinas e aos poucos fomos aprendendo a como tornar os processos em home office mais produtivos. Tem dado certo. Fora isso, contamos um RH extremamente atuante, que oferece, por exemplo, sessões com psicóloga e de ioga a todas as pessoas que trabalham na agência, além de outras iniciativas que vão surgindo e que dão suporte para que possamos atravessar essa crise da forma menos traumática possível.

Campanhas convencionais foram totalmente substituídas por mensagens sobre coronavírus?

– No caso da AlmapBBDO, não. Tivemos outras campanhas, como de Whatsapp, que precisavam atender a necessidades específicas de comunicação do cliente – nesse caso falar como se prevenir de fraudes. Além disso, temos clientes que adaptaram as suas mensagens. Neste final de semana, por exemplo, Hering e O Boticário estrearam campanhas de Dia das Mães com material que preparamos já com a quarentena em andamento. Outros, sim, direcionaram suas campanhas especificamente para o problema da pandemia que vivemos. Ou seja, existe uma mistura de diferentes situações.

Qual a participação dos clientes na manutenção do trabalho da agência?

A participação deles agora é maior ainda, fazemos de tudo para estarmos próximos e ajudar a encontrar oportunidades de agregar valor, com ideias, neste momento tão difícil. Os clientes são a razão do nosso negócio existir. E isso nunca vai mudar.