Agências

ARTPLAN SE RENOVA AOS 50 ANOS

Publicado em
Medina: parceiro integrador de soluções de comunicação

Em um ano de conquistas e crescimento, chegando à 11ª posição no ranking nacional e comemorando seu cinquentenário, a Artplan apresentou nesta última segunda-feira (23) ao seu público interno, o novo posicionamento estratégico da agência.

Como explicou o presidente Rodolfo Medina, a Artplan deve se comportar como um hub de soluções de comunicação na parceria com os clientes.

A postura reforça o trabalho da agência nos últimos anos como agente integrador, coordenando a logística de entregas que podem incluir publicidade, branded contente e ações em outras disciplinas como PR, CRM, UX (User Experience) e ativação de eventos.

“Olhando o cenário atual, entendemos que, mais do nunca, os clientes estão buscando este tipo de entrega integrada e completa. Estamos aprimorando nosso próprio modelo para ser um parceiro integrador de soluções de comunicação”, explica Medina.

Entre outras novidades neste 2017, a Artplan lançou a Key, célula de negócios focada em diagnósticos e soluções prototipadas para seus clientes, no prazo máximo de 21 dias, e com remuneração 100% variável.

Esse serviço é realizado por um time multidisciplinar de profissionais experientes e de áreas diversas, como planejamento estratégico, tecnologia, design e negócios, sob a liderança de Luiz Telles, que agora desempenha dupla função, como head do Key e diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento da Artplan.

Também chegou ao grupo a Pullse, agência liderada pelo executivo Allan Barros, com o DNA de Varejo e com o propósito de atuar como uma aceleradora de resultados para seus clientes.

Completando, a Artplan passou a contar com um time de profissionais notórios e especialistas em diversas áreas de atuação, denominado Thinking Partners, que faz parte do processo criativo da agência. Entre os parceiros confirmados estão Marcus Nisti, VP do Instituto Alana, e Denise Chaer, sócia-fundadora do Novos Urbanos, que atuam na área de inovação social em comportamento de consumo.

Fundada em 1967, a empresa passou para o comando de Roberto Medina 5 anos mais tarde, quando começou a se destacar por meio de projetos inovadores. Na década de 80, para alavancar as vendas de uma marca de whisky no Brasil, a Artplan encheu o estádio do Maracanã com 140 mil pessoas em um show com Frank Sinatra. Em 1985, realizou a primeira edição do Rock in Rio como plataforma de comunicação para marcas e expandiu o festival até que se tornasse o maior evento de música do mundo. Nessa conta também está a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, e em 1996  o case da mudança das fachadas das agências do Banco do Brasil com nomes de clientes.

Por seu quadro de funcionários passaram publicitários de destaque no Brasil, como Nizan Guanaes, ainda como redator na agência, Fabio Fernandes, que aos 23 anos, assumiu o cargo de diretor de Criação da agência, e os diretores de cinema Carlos Manga, Bruno Barreto e Arnaldo Jabour, que revolucionaram a linguagem dos comerciais da época.

Rodolfo Medina assumiu a presidência da agência em 2006 após 4 anos na área de Novos Negócios. Em 2015 entrou na lista dos 20 publicitários mais influentes do país da revista GQ, eleito por votação do próprio mercado.

A Artplan São Paulo, criada em 2009 tem como CEO desde 2014 o experiente Antonio Fadiga, ex-Fischer, BBDO, Leo Burnett e Young & Rubicam. Em 2 anos, a agência cresceu organicamente 100% e conquistou vários clientes.

Hoje, a Artplan conta no total com cerca de 40 clientes ativos e 360 colaboradores distribuídos nos seus três escritórios, do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Entre as novas contas que chegaram à agência nos últimos 2 anos estão Coca-Cola, Sorvetes Nestlé, Etna, Danone, Gruppo Campari (Skyy, Campari, Dreher), Melitta, Takeda (Eparema, Nebacetin, MultiGrip e Neosaldina), L’Oréal (Maybelline, Garnier, Niely, La Roche Posay, Vichy), Cultura Inglesa e Discovery Networks Brasil, entre outros

A Artplan anunciou, ainda, a gestão das contas digitais de Beach Park, Etna e Estácio, Amanco, Niely e Amil Dental e One Heath, que já eram do portfólio da casa.

Com o desmembramento do Rock in Rio, que se tornou uma empresa independente, criou-se o grupo Artplan, que conta com a agência desde 2001, e desde 2002 com a Dream Factory, uma das cinco maiores empresas de live marketing e eventos do Brasil, dirigida por Duda Magalhães.

Neste ano o grupo lançou ainda a Easy Live, empresa de live experience e conteúdos digitais para usuários de programas de fidelidade. Com início das atividades em 2015 e integração com Smiles e a Dotz desde o final de 2016, a Easy nasceu a partir da parceria entre Claudio Albuquerque, Rodolfo Medina, Duda Magalhães e Lionel Chulam.