Entrevista

“NÃO ADIANTA MAIS SÓ A SIMPATIA”

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Kalim: presidente do GA

Novo presidente do Grupo de Atendimento para um mandato de dois anos, Claudio Kalim, diretor geral da Africa Zero, do grupo ABC, expõe nesta entrevista ao Blog sua visão atual da atividade e fala da continuidade dos projetos do GA. Kalim substitui Marcio Oliveira, presidente da Lew’Lara\TBWA, e terá a companhia de Robert Filshill, diretor de Atendimento da Mullen Lowe Brasil, como vice-presidente. O novo presidente do GA iniciou sua carreira na Enio Mainardi Publicidade em 20 anos de carreira atuou também pela JWT, Lage Magy, Fischer América e Age, antes de chegar ao grupo ABC, onde está há 10 anos.

Em 3 anos, uma das principais metas do GA é formar líderes. A tendência de profissionais da área assumirem função de comando é consequência ou motivo dessa atividade?

Acredito que mesmo tendo tido um enorme sucesso nas nossas atividades, ainda temos muito pouco tempo de vida para creditar as nossas iniciativas à presença de profissionais de Atendimento em funções de comando nas agências. Nós vivemos esse dia a dia e estamos vendo essa tendência acontecer, por isso, criamos o GA, com esse intuito de preparar os novos líderes do nosso mercado.

O grupo ABC tem executivos de Atendimento na função de presidente. Isso motiva os profissionais da área?

Sem dúvida motiva sim. A gênese do Grupo ABC foi a DM9, que nasceu da visão de três grandes profissionais Nizan Guanaes, Guga Valente e Affonso Serra. Este um dos mais importantes profissionais de Atendimento do Brasil e homenageado pelo prêmio anual que o GA entrega a profissionais de destaque. Nosso grupo sempre valorizou o profissional de Atendimento e tenho muito orgulho de fazer parte desse time de profissionais com Affonso, Alcir Leite, Marcio Santoro, PB, Marcelo Passos e tantos outros.

O Atendimento, responsável pelas grandes conquistas e manutenção de importantes clientes, é uma evolução do antigo contato. Como a função adquiriu esse papel no mercado?

Acho que no passado isso se dava por conta do relacionamento que o profissional criava com os executivos de Marketing das empresas. Esse relacionamento ainda existe, mas atualmente essa relação é criada a partir do conhecimento que o profissional tem do mercado do anunciante, dos resultados que ele traz e de como ele mostra que entende as necessidades e desafios dos clientes. Para isso, nós temos que estar muito mais preparados. Não resolve mais sermos só simpáticos e agradáveis, temos que conhecer as necessidades, o mercado e o negócio dos nossos clientes.

Há alguns anos a tendência era juntar as funções de Atendimento e Planejamento. Recentemente constatou-se que o Planner trabalha melhor em parceria com a Criação. Foi essa a razão do Atendimento envolver-se cada vez mais na gestão?

O profissional de Atendimento sempre foi responsável pela gestão. Talvez com o movimento da aproximação do Planejamento com a Criação, esse lado gestor tenha aparecido mais. Mas o Atendimento não pode deixar de estar presente no processo criativo, pois como conhecedor do negócio do cliente, ele pode agregar e muito no processo.

New Business ainda é função primordial da área de Atendimento ou já há profissionais preparados separadamente para isso?

Muitos dos profissionais que atuam na área de New Business tem origem no Atendimento. Eu sou um exemplo disso. Afinal, estamos envolvidos com o negócio tanto dos clientes como da agência. Mas hoje já existem pessoas preparadas especificamente para New Business, com metodologia e preparo para isso. Agora, eu acredito que essa atividade não deve ser uma atribuição de uma pessoa ou de um departamento só. New Business pode ser um trabalho de toda a agência, organizado por um departamento, mas potencializado por toda a empresa.