Agências

ORLA RIO ALEGRA O VERÃO DA X-TUDO

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Gorodicht comemorando

Com a chegada nesta segunda-feira (21) da estação preferida dos brasileiros, particularmente daqueles que vivem à beira do mar, a X-Tudo Comunicação Completa incrementa sua carteira de clientes com uma conta tipicamente carioca. A agência de Marcelo Gorodicht comemora a conquista da conta Orla Rio, empresa privada da prefeitura do Rio de Janeiro que detém a concessão para exploração dos quiosques em toda a orla carioca. A campanha já começa a ser veiculada através de anúncios revistas, jornais, mídia exterior, spots de rádio e banners em portais na internet e mídias sociais. “É uma conta bem carioca, praiana, que nos dá liberdade e condições de fazer campanhas bonitas e com a cara do Rio de Janeiro. Neste ano difícil, aprendemos que crise se combate com muito trabalho, aproveitando as oportunidades e acreditando no nosso negócio”, diz Gorodicht.

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Após o sucesso dos novos quiosques em Copacabana, a Orla Rio está iniciando a reformulação dos quiosques em toda a extensão da Praia da Barra da Tijuca até o Recreio dos Bandeirantes. O trabalho da X-Tudo inclui ações dirigidas ao trade, visando a locação dos quiosques e comercialização de anúncios, já que os espaços funcionam também como um mobiliário urbano. A campanha foi criada por Alexandre Borges, Oto Ramos e André Belaggio, com direção criativa de e Borges com o tema “Uma nova orla está nascendo na Barra e Recreio”.

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Digital

COMERCIAL 360º, NO CLARO E NO ESCURO

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A tecnologia proporciona a cada dia uma novidade. Criado para o ambiente digital, de acordo com o serviço anunciando, o novo filme do Santander, assinado pela Talent Marcel, além de produzido em 360 graus ainda permite ao internauta assistir no claro e no escuro, movendo o mouse ou arrastando o dedo. Santander AutoCompara é ferramenta online de comparação de preços de diversos seguros de automóvel, além de fazer a contratação. Por meio do conceito “Seguro auto no escuro nunca mais”, o filme, criado no formado trueview 360º, dá ao usuário a possibilidade de assisti-lo, ao mesmo tempo, em duas versões: claro ou escuro. Essa experiência acontece por meio da interação com o teclado do desktop ou mobile e faz alusão à escolha do seguro, mostrando que é possível pesquisar as melhores oportunidades e não fazer uma escolha “no escuro”, se utilizada a ferramenta do banco. “A campanha aborda a ‘Síndrome do Fiz Mau Negócio’. É aquele medo de encontrar uma oferta melhor, logo após fechar um negócio. Tem gente que leva isso a sério”, explica Philippe Degen, diretor de Criação da Talent Marcel.  Campanha inclui um filme tutorial descontraído e três pílulas de 5 segundos bem humoradas, que irão ao ar no Youtube, Facebook e Twitter, estrategicamente. Criação de Sidney Freitas e Tiago Cordeiro, com direção criativa de Degen, Eduardo Martins e Jean Boechat, e direção geral de João Livi. Produção da O2, com direção Quico Meirelles e fotografia de Hugo Takeuch. Som da Áudio Boutique.

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“CAPTCHA” APOIA LUTA DAS MÃES DA SÉ”

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Se alguns dos milhares de sites que utilizam a ferramenta “Captcha” para diferenciar usuários de robôs aderirem ao novo projeto da ONG “Mães da Sé”, muito mais crianças desaparecidas ser encontradas. A ação, criada pela Leo Burnett Tailor Made, consiste em substituir palavras aleatórias por fotos, nomes e datas reais de menores perdidos por suas famílias. “Captcha Desaparecido” também contém um atalho para recados de internautas que por acaso tenham informações sobre a criança mostrada, explica Márcio Juniot, diretor de criação da LBTM. Para aderir à campanha, portais interessados em colaborar só precisam acessar o site especial e incorporar o código em sua html. Automaticamente, a ferramenta de segurança passará a exibir as imagens, aumentando a esperança de seus familiares. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, o estado registra cerca de 60 comunicações de desaparecimentos de pessoas todos os dias. “Mães da Sé” surgiu em 1996 por iniciativa de Ivanise Esperidião da Silva, quando um grupo de mães de desaparecidos começaram a se reunir no centro de São Paulo com cartazes exibindo fotos de seus filhos. Nesses quase 20 anos, cadastrou mais de 10 mil casos de pessoas desaparecidas, colaborando para que 40% aproximadamente fossem encontradas. Criação de Vitor Menezes, Pedro Furtado e Fred Corazza, com direção criativa de Juniot, Pedro Utzeri, Marcelo Bruzzesi e Rodrigo Jatene, e direção geral de Marcelo Reis. O vídeo foi produzido pela Iwwa Digital, com áudio da Casa da Árvore.

 

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VídeoBlog

ADAG CONTA HISTÓRIA DE 45 ANOS

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O sonho publicitário de Luiz Celso de Piratininga, iniciado em 1970, continua com o atual presidente, o júnior. Celso Piratininga conta a trajetória da agência que nos anos 80 ousou ganhar Leão de Ouro em Cannes e Grand Prix em Nova York com os comerciais clássicos “Einstein” e “Beijo de Russos”, para balas Soft e Chicletes Plets. No final daquela década a Adag participou ativamente do movimento “Diretas Já” e começou um novo capítulo no marketing político, com uma série de campanhas de importância social. Comunicação público se tornou uma especialidade da agência que entre outras contribuições criou o termo Poupatempo e lançou recentemente campanha de prevenção de acidentes de trânsito com o apresentador Rodrigo Faro. Assista o Videoblog produzido pela Bossa Nova Films.

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“RANKING DA INVEJA” COMEÇA COM LDC

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Fernando Campos inaugurou

Fernando Campos, presidente do Clube de Criação, assina o primeiro depoimento do “Ranking da Inveja”, canal no Youtube que visa destacar as campanhas e trabalhos publicitários que causam mais inveja no mercado. No bom sentido, claro. O projeto, batizado de “Envy Chain” ou Corrente da Inveja, pretende publicar em dezembro de 2016 o primeiro balanço com o ranking de as agências, produtoras, trabalhos e profissionais mais invejados da propaganda latino-americana. A ideia é do jornalista Daniel Oiticica, residente em Buenos Aires e colaborador do site de notícias “Blue Bus”. Em seu depoimento, Fernando Campos elegeu o case “NFScan”, da LDC (ex-Loducca), como campanha digna de inveja branca. O trabalho ganhou a Estrela Verde no último Festival do Clube. Trata-se de um software que através de foto de uma nota fiscal tirada com smartphone reconhece o CNPJ do estabelecimento, número do cupom, data e valor e automaticamente reverte o crédito ao consumidor como doação para instituições beneficentes, no caso da primeira ação, para o GRAACC. O canal promete um depoimento por semana com os principais nomes da criatividade da região. O segundo video terá um criativo da LDC e o terceiro alguém da agência que ele indicar. Além da agência, já ranqueada, ganharam pontos os criativos Joao Mendes, Luiza Valdetaro, Nelson Costa e Raphael Franzini, os diretores de Criação Cássio Moron, Fábio Saboya e Sérgio Mugnaini, além do presidente da agência Guga Ketzer, e a produtora O2.

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Agências

VMP8 ABRE RIO E ANUNCIA CRIATIVO

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Eliane e Gui: novos caminhos

Gui Pacheco, que deixou a Agnelo Pacheco após 23 anos, assume a direção de Criação da VPM8 de Brasília. O profissional, que exercia a mesma função na agência de seu pai, também acaba de assumir a presidência do Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal. A VMP8 tem foco no mercado privado e é comandada pela executiva de Planejamento e Atendimento Eliane Nascente. Ex-Cannes Publicidade e RBM, Eliane atua há 16 anos no mercado da propaganda e é majoritária na VPM8, que tem entre seus clientes o Laboratório Sabin, Bancorbrás e Pátio Brasil Shopping de Brasília. Gui Pacheco iniciou sua carreira na Agnelo Pacheco de São Paulo e nos últimos 15 anos dirigiu a criação do escritório da capital federal. “A VMP8 tem a proposta de ser uma geradora de ideias para os nossos clientes. Queremos ser estrategistas, mais do que intermediários de mídia. Pro-atividade, ousadia, ir além do que foi pedido, correr riscos, surpreender e mensurar são expressões que exercitamos todos os dias”, diz Gui Pacheco. Para ele, abrir mão da Vice-Presidência de uma agência tradicional como a Agnelo Pacheco é também uma evolução. “Quero ampliar os desafios e colocar meu talento e da equipe à disposição de nossos clientes na VMP8”, conclui.

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Televisão

QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR!

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O 1º com Zacarias e a versão de 1985

Mais lembrado e premiado entre tantos comerciais emocionantes de Natal deste País, o coral de meninos do Banco Nacional, que encantou o público nos anos 70 e 80 é uma das atrações do programa “Grandes Nomes da Propaganda” deste domingo (20) às 21h30 na Record News. O quadro “Comerciais que Marcaram Época” mostra uma das muitas regravações desse clássico, de 1984, produzido pela MPM. A história, porém, começou muito antes. Lançado em 1º de setembro de 1969, o Jornal Nacional de Cid Moreira e Hilton Gomes, foi escolhido para iniciar a veiculação do filme de final daquele ano de seu patrocinador, o Banco Nacional. Criado pela agência JMM, o comercial precisava de uma trilha inspiradora. Lula Vieira diretor de Criação, foi procurar um dos mais destacados compositores da época, Edison Borges de Abrantes, o “Passarinho”, autor de canções de Dolores Duran e jinglista de sucesso. A música escolhida ia virar uma gravação convencional do conjunto de cantores cegos Titulares do Ritmo. A propaganda mudou a história e levou a canção para o filme do Banco Nacional. João Mauro Abrantes, filho do lendário Passarinho, confirma o relato. Em seu Blog, o publicitário Emilio Cerri, ex-parceiro de Lula Vieira na JMM, lembra ainda que no primeiro filme da série, o maestro do coral de meninos é ninguém menos que Mauro Gonçalves, o Zacarias dos Trapalhões, então um humorista em início de carreira, que inclusive se tornou garoto-propaganda do Nacional, personificando um gerente do banco em campanhas da marca. Na edição deste domingo, o “Grandes Nomes da Propaganda” apresenta uma entrevista com o diretor de Marketing do Banco Itaú, Eduardo Tracanella, sobre o conceito #issomudaomundo, o acordo entre o CENP e a ABEP, associação das empresas de pesquisa, a entrega dos prêmios Marketing Best e Eco e o incrível projeto “Chefes Especiais”, de inclusão social de portadores da síndrome de Down pela gastronomia, patrocinado pela Friboi.

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Prêmios

W3HAUS GANHA GP E É AGÊNCIA DO ANO

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Com o Grand Prix para “Espelhos do Racismo”, além de troféus em 7 das 8 categorias do Prêmio de Criatividade Digital 2015, a W3Haus foi eleita Agência do Ano pela ABRADi, a associação nacional de agentes digitais. O trabalho sobre racismo realizado para a ONG Criola ganhou Ouro nas categorias Mídia e Mídias Sociais e GP nesta última. Divulgada no início deste mês de dezembro, a ação foca os vários casos de preconceito racial ocorridos no Brasil este ano, especialmente contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, que originou o case.  Mais recentemente, ataques covardes nas redes sociais atingiram as atrizes Tais Araújo, Sheron Menezes e Cris Vianna. Com o tema “Racismo Virtual. As consequências são reais”, a campanha envolveu a divulgação de posts nas redes sociais através de outdoor veiculado nas cidades onde ocorreram, para chamar a atenção do público e mostrar as atitudes vergonhosas de seus autores. A W3Haus também foi premiada com os cases “Silvio Santos, Garoto-Propaganda”, criado para LG, cuja TV foi elogiada espontaneamente pelo apresentador em seu programa no SBT, e “Caixa das Emoções”, para Bauducco. “Só temos que agradecer a todos os clientes e parceiros que apostaram na criatividade e na inovação para superar qualquer crise. É inacreditável, mas 2015 vai deixar saudades por aqui”, afirma Moacyr Netto, vice-presidente de criação da W3haus.

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Campanhas

BRADESCO JÁ ABRAÇA 2016

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Ao som de “Dentro de um Abraço”, da banda Jota Quest, o Bradesco celebra a chegada do ano novo propondo gestos de carinho entre as pessoas. O comercial de um minuto, criado pela W/McCann, se propõe a mostrar que “tudo o que a gente sofre, num abraço se dissolve”, como estímulo aos brasileiros diante da realidade pessimista do país. “É o encontro da emoção, da felicidade, do carinho e do apoio, enfim, um gesto que traduz o que há de melhor do sentimento de amizade e fraternidade”, diz Jorge Nasser, diretor de Marketing do banco. Ao mesmo tempo, a campanha traduz o que o Bradesco deseja para todos. Que vejam no abraço o melhor lugar do mundo. Por essa a razão cenas de abraços acompanhando beijos ou comemorando vitórias em competições, lembrando que o banco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Revezamento da Tocha, do Time Brasil e das  federações de basquete, esportes aquáticos, remo, vela, rugby e judô. A campanha inclui mídia impressa, spot de rádio e mídia exterior, além de Rogério Flausino, líder do Jota Quest, como locutor do comercial. Criação de Bruno Guimarães, Rodrigo Guimarães, Carlos Bertuol, Lucas Trevisan e Gabriel Maximo, com direção criativa de Duda Hernandez e direção geral de Washington Olivetto. Produção da Conspiração, com direção de Breno Silveira e fotografia de Leo Ferreira. Som da S de Samba.

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Mercado

BETC CONQUISTA PEUGEOT NO BRASIL

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Gal e Ray: enfim, Peugeot

“O alinhamento é um processo longo. Claro que vamos cuidar da mídia de marcas que não tenham agência no Brasil, como Louis Vuitton, por exemplo, e ficar de olho nos clientes da BETC de Paris”. A declaração de Erh Ray em fevereiro de 2014, quando foi lançada a agência brasileira da rede, se concretiza agora com a conquista da conta da Peugeot no país, que estava na carteira da Y&R. Ao anunciar a decisão, Frederico Battaglia, diretor de Marketing da montadora no Brasil, afirmou: “A BETC reúne as qualidades de uma agência  moderna, comprometida com a emoção e o design, assim como nós. Além disso, é a agência da marca em todos os países, trazendo grandes oportunidades de sinergias para a Peugeot no Brasil”. A atual diretora geral da empresa no país é Ana Theresa Borsari, brasileira que entre outubro de 2013 e até dois meses atrás comandou a Peugeot na região Sudoeste da França, controlando a operação de 15o concessionárias. É primeira vez que a empresa tem no Brasil uma mulher e também uma profissional nacional em seu comando. Segundo informações, ela optou pelo alinhamento da conta de comunicação no Brasil na rede BETC, que realizou recentemente um job digital para a marca. Portanto, segundo fontes, não houve concorrência, ao contrário do que vem sendo divulgado no mercado. Erh Ray, por outro lado, garante que houve sim a concorrência envolvendo as duas empresas, com briefing e trabalhos. A agência de Ray e Gal Barradas irá atuar nos ambientes onoff-line. A comunicação local acompanhará o novo posicionamento mundial da marca, com ênfase para o estilo marcante, a qualidade superior e a experiência única de condução presentes em toda a gama de modelos. “A conquista da Peugeot nos consolida no mercado publicitário brasileiro”, comemora Erh Ray.  “É muito estimulante para nós trabalhar com uma marca nesta fase de grandes desafios no mercado, mas com charme e line-up de produtos à altura”, conclui Gal Barradas.

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