Polêmica

SECRETARIA CONDENA SENSUALIDADE DA HOPE

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A Ministra Iriny e a modelo GiseleA Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada à presidência da República e criada em janeiro de 2003 através de Medida Provisória no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pede suspensão da campanha “Hope Ensina”, estrelada por Gisele Bündchen, obviamente divulgando lingeries da marca. Composta por três comerciais (nota deste Blog de 21 de setembro), a estratégia estimula a mulher brasileira a utilizar sua natural sensualidade no hora de dar uma má notícia ao marido ou namorado. Segundo justificativa da SPM, cuja titular é a ministra Iriny Lopes, “a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal”. Em razão de reclamações de indignação contra a propaganda, conforme nota da SPM recebidas por sua Ouvidoria, foram enviados ofícios ao Conar e ao diretor da Hope Sylvio Korytwski manifestando seu repúdio à campanha. A Hope, por sua vez, esclarece que a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. A empresa ainda explica que exatamente para evitar que a campanha fosse analisada sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher, a garota-propaganda é a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente.

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Mídia

CONTATO DISCUTE A MÍDIA EXTERIOR NO BRASIL

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Nogueira: em defesa do negócio

Maior empresa de comercialização de mídia exterior do Brasil, a Contato reúne representantes de suas coligadas de todo o País a partir desta quinta-feira (29) e até domingo (2) para debater a atividade. O 10º Encontro Contato Brasil será realizado no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina. Cerca de 150 profissionais devem participar do evento, que também visa avaliar as recentes mudanças nas leis que regem a exposição de Outdoors em grandes cidades como São Paulo. Na oportunidade serão realizadas palestras de executivos como Marcelo Ponzoni, fundador da agência Rae MP, com o tema “Cheguei! E agora?”, Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular que vai falar sobre “Comunicação para a Nova Classe Média Brasileira”, e Roberto Calderón, da FutureLab, que abordará o tema “Comunicação 3.0 – Como impactar e mensurar a comunicação visual nas novas gerações”. “É importante reunir profissionais das mais variadas regiões do Brasil com o objetivo de aprimorar nossos conhecimentos, discutir gestão, e o que há de mais moderno no setor da mídia exterior brasileira”, diz Raul Nogueira Filho, diretor da Contato Brasil, ex-presidente da Central de Outdoor e um dos grandes defensores do setor no País.

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Festivais

VP DO FACEBOOK FARÁ PALESTRA NO EL OJO

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Hohagen: grande experiência digital

Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina será um dos conferencistas da edição 2011 do El Ojo de Iberoamerica. Ele  vai falar sobre os segredos da maior rede social do mundo, que desde sua criação se mantém na vanguarda da interação na web. Hohagen é formado em relações públicas pela Universidade de São Paulo e começou sua carreira como responsável pela área de RP da Dow Química do Brasil. Em 1995 passou a coordenar o departamento de recursos humanos da Boehringer Ingelheim e, logo depois, do ABN Amro Bank. No UOL chegou ao cargo de diretor geral de Operações do departamento comercial e depois foi promovido a vice-presidente de publicidade e comércio online. Antes de chegar ao Google ainda atuou como diretor da HBO Brasil. “Ter a visão do Facebook traz um valor agregado aos seminários. Trata-se da maior rede social do mundo, que está sempre à frente das inovações digitais”, diz Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival El Ojo de Iberoamérica. O El Ojo 2011 será realizado de 7 a 9 de novembro em Buenos Aires e as inscrições para delegados podem ser realizadas até 7 de outubro.

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AÇÃO DA PANAMERICANA CRIA A “MARIA LAYOUT”

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Depois das Marias Chuteira, Tatame e até Maria Panela, lançada pela novela “Fina Estampa” para aquelas que correm atrás de “Chefs”, a nova campanha da Escola  Panamericana de Arte e Design para divulgar a exposição “Art Director Club”, lança a Maria Layout. Comercial bem-humorado criado pela Almap BBDO apresenta a versão da Maria que é fissurada em diretores de arte. Em poucas horas o filme passou dos 80 mil views no Youtube e se tornou rapidamente Trend Topic no Twitter. A criação é de André Gola e Pernil, com direção criativa de Luiz Sanches. A produção é da Sentimental, com direção de 2 e fotografia de Pedro Cardillo. A trilha é da Hilton Raw. A campanha inclui três anúncios de jornal.

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Mercado

HOPI HARI PULA DA PUBLICIS PARA Y&R

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Um dia depois da Publicis anunciar abrir mão da conta do parque Hopi Hari o anunciante já revela sua nova agência, a Young & Rubicam. A agência aceitou o desafio em razão das perspectivas do setor de entretenimento no Brasil, que surgem a partir do aumento do consumo de lazer e das realizações da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Conforme comunicado, o parque deve ampliar sua plataforma de entretenimento com investimento de R$ 150 milhões. A Y&R, do grupo Newcomm, será a responsável pelas campanhas de lançamento das duas áreas temáticas com conteúdo Warner Bros. e de uma grande atração âncora. Ainda neste ano, os Looney Tunes chegam ao parque. No início de 2012, será a vez dos super-heróis da Liga da Justiça. No primeiro semestre do ano que vem, será inaugurada uma nova montanha-russa, recorde em inversões.

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Campanhas

NOVA DULOREN DERRUBA ATÉ PAPAI NOEL

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Aproveitando aumento de pedidos de produtos para o Natal, a Duloren decidiu antecipar sua campanha de final de ano. E como as calcinhas vermelhas respondem pelo crescimento de 15% nas solicitações, o anúncio mostra que nem Papai Noel resiste à nova coleção Emulsion. Os pedidos de cuecas nas cores branco e vermelho também aumentaram em 10%. “Além das mulheres, os homens também estão descobrindo novos presentes para a data. E um pouco de sensualidade ajuda a apimentar a relação”, explica Denise Areal, diretora de Marketing e Estilo da Duloren. A campanha foi criada pela agência Agnelo Pacheco Rio e também será veiculada nos canais da marca nas redes sociais, além de revistas e pontos de venda.

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Campanhas

FRASES DE EFEITO ILUSTRAM CAMPANHA DA LATINA

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A primeira campanha da Moma para a fabricante brasileira de eletrodomésticos Latina é composta por anúncios que enaltecem os produtos através de frases que procuram convencer o consumidor da qualidade da marca. Sob o conceito “Exigentes preferem Latina”, a estratégia é composta por peças divulgando purificadores de água e ventiladores com frases como “Para uma bactéria entrar nessa água é como passar num vestibular de medicina concorrendo só com japoneses” e “Sua casa vai ficar igual à Capela Sistina: impossível entrar e não olhar para o teto”. Criação de Adriano Matos, Fred Cruz e Marco Martins, com direção criativa de Rodolfo Sampaio. Ilustração Sattu.

 

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Festivais

CANNES LIONS DISCUTE SEU CRESCIMENTO

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Costa: propor julgamento prévio

Realizar um julgamento prévio de peças deixando para exibir no Palais des Festivals apenas os finalistas premiáveis será uma das propostas a serem levadas para a próxima reunião do grupo Emap, em Londres, por Fábio Costa, diretor de Mercado Anunciante do Estadão, representante do evento no Brasil (Vote na Enquete). Costa apresentou um resumo do Festival Mundial de Criatividade de 2011 e os planos para as próximas edições. O que o mercado classifica como um crescimento exagerado e gigantismo que impede aos quase 10 mil delegados acompanhar as atrações do evento, para os organizadores representa um avanço da criatividade em várias áreas e não só da publicidade, atividade que originou o festival na década de 50. Em encontro com Phil Thomas, ceo do Cannes Lions, em setembro, o diretor do Estadão discutiu o aumento da importância do Brasil para o festival. O país teve, proporcionalmente, um aproveitamento em troféus muito maior do que o líder Estados Unidos, por exemplo, com relação ao investimento em inscrições e mesmo considerando-se a verba total de comunicação aplicada em cada mercado. Outro fator destacado é o aumento de participação de anunciantes, o que indica o grande interesse que o festival desperta em quem investe nas estratégias em busca de resultados mercadológicos. Fábio Costa também adiantou que o Estadão procura nomes novos para representar o País nos vários júris, para justificar a busca por novas formas de comunicação, especialmente as integradas, acompanhando a tendência mundial do marketing. Em 2011 o Brasil conquistou 66 Leões incluindo o troféu de Agency of the Year conquistado pela Almap BBDO, ficando em quarto lugar no ranking de países, atrás de Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. O mercado brasileiro inscreveu 2.640 peças e enviou 855 delegados ao festival, num universo de 9.382 profissionais, sendo 15% desse total representado por executivos de anunciantes. Este ano o  Cannes Lions recebeu 28.500 inscrições e distribuiu 847 Leões.

 

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BRADESCO PRESENTE NO CIRQUE DU SOLEIL

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No quarto ano consecutivo de patrocínio, o Bradesco comemora o título da atual temporada do Cirque du Soleil no Brasil, “Varekai”, que no idioma “Romani”, língua dos ciganos, quer dizer “Onde quer que seja”, alinhado com o conceito “Presença” adotado pelo banco. A ação ganhou campanha criada pela Neogama BBH, composta de comercial, vinhetas e anúncios impressos. As peças apresentam as várias maneiras pelas quais o Bradesco se faz presente na vida dos brasileiros, do Internet Banking aos aplicativos para celular, passando pelo atendimento Bradesco Dia &Noite. O comercial é composto por cenas do espetáculo com palavras sobre a ação do banco, cuja letras flutuam no cenário do Cirque du Soleil. A empresa de ativação Insula, ligada à Neogama, criou ações de ativação do Bradesco com relação ao patrocínio, como estandes com displays de tamanho real que permitem ao público tirar fotos no cenário do circo. A criação é de Rodrigo Bergel, Leandro Hermann e Daniel Poletto, com direção criativa de Alexandre Gama e Márcio Ribas e direção geral de Gama. A produção é da Vetor Zero / Lobo, com direção de Mateus de Paula Santos e Nando Cohen.

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Agências

W MC CANN RECEBE COMITÊ MUNDIAL DE CRIAÇÃO

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Olivetto: avaliação criativa

Washington Olivetto vai comandar o 4º Creative Leadership Collective do McCann Worldgroup, comitê responsável pelas diretrizes da Criação global das agências da rede. As três primeiras edições do evento, que será realizado entre 26 e 29 de setembro na sede da agência em São Paulo, foram realizadas em Hamburgo, Dubai e Cannes. Além de Olivetto, participam do comitê Carol Lam (Xangai, China), Chavo D’Emilio (Miami, EUA), Curt Detweiler (São Francisco, EUA), Linus Karlsson (Nova York, EUA), Monica Moro (Madri, Espanha) e Prasoon Joshi (Índia). Ao lado dos criativos, estarão presentes Nick Brien, ceo mundial do McCann Worldgroup, e Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup para América Latina, África e Oriente Médio. O Creative Leadership Collective também terá a missão de avaliar os melhores trabalhos do grupo no último trimestre de 2011. Os trabalhos vencedores serão premiados no Creative Excellence Challenge.

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