Cannes 2025
RESULTADO ESPERADO, GRAND PRIX RETIRADO
Publicado emA organização do Cannes Lions retirou o Grand Prix e prêmios associados da DM9 com case Consul. Agência devolve troféus
O Cannes Lions confirmou que o vencedor do Grand Prix do Creative Data Lions, “Efficient Way to Pay” para Consul, foi retirado.
Segundo o festival, a medida ocorre após a descoberta de que conteúdo gerado e manipulado por IA foi utilizado no filme do caso para simular eventos reais e resultados da campanha, resultando na apresentação de informações imprecisas ao júri durante suas deliberações.
Além do Grand Prix o case também havia conquistado um Leão de Bronze na categoria Creative Commerce. Além disso, após revisão interna, a DM9 decidiu retirar as inscrições “Plastic Blood” para a OKA Biotech e “Gold = Death” para a Urihi Yanomami.
Diz a nota do Cannes Lions que o case da Consul viola as regras de inscrição sobre representação factual e mina a confiança depositada no trabalho por jurados e pela comunidade em geral. “O Cannes Lions existe para celebrar a criatividade real, representativa e responsável”.
E para se precaver de trabalhos semelhantes, no futuro, o Cannes Lions implementará uma série de medidas aprimoradas para garantir que os prêmios permaneçam robustos na era do conteúdo sintético, da mídia e da IA generativa.
Entre essas medias, estabelecer um Código de Conduta aprimorado que deve ser assinado por todas as organizações participantes. Transparência Divulgação obrigatória da IA como parte do processo de inscrição, sendo a não divulgação motivo para desqualificação ou retirada. Detecção Ferramentas de detecção de conteúdo podem ser usadas para ajudar a identificar filmes e materiais de casos manipulados. Adjudicação Um comitê de revisão dedicado, composto por especialistas em IA, ética e integridade de conteúdo.
DM 9 DEVOLVE PRÊMIOS
A DM9 também se manifestou, informando que após uma investigação conduzida pelo board da agência, constatou-se que três dos cases inscritos pela DM9 no Festival de Criatividade Cannes Lions deste ano apresentavam inconsistências graves relacionadas à veracidade ou legitimidade dos trabalhos apresentados.
Os fatos culminaram no afastamento imediato de Icaro Doria, ex-copresidente e CCO e líder da produção desses cases, responsável direto pelas falhas.
Foram retiradas as inscrições dos cases “Efficient Way to Pay”, para Consul, pela descoberta de que inteligência artificial foi utilizada para criar duas cenas que não refletiam fielmente a execução real do projeto, “Gold = Death”, para Urihi Yanomam.
A agência ainda pede desculpas, sem reservas, ao Festival de Criatividade Cannes Lions, aos jurados que dedicaram seu tempo e cuidado para avaliar seus trabalhos, e à indústria como um todo.
“A equipe de liderança executiva da DM9 permanece comprometida em agir com integridade e manter os mais altos padrões para seus clientes, pessoas e negócio”, diz a nota da agência, adiantando que e m espírito de transparência e responsabilidade, se compromete com um processo que garantirá que todos os projetos atendam aos mais elevados padrões éticos.
Além disso, a agência afirma que implementará um Comitê de Ética em Inteligência Artificial, para estabelecer diretrizes claras e melhores práticas para o uso responsável de IA e tecnologia em seus processos criativos.
“Em breve, serão anunciados os integrantes do comitê, bem como modelo de práticas implementadas para garantir a integridade de todas as ações e campanhas”, finaliza a nota.