Branding

  SANTOS ESTREIA NOVA MARCA PELÉ

Publicado em

Performance, cultura e legado são os elementos que definem o novo branding do maior jogador de futebol

Com repatriação conduzida por Neymar da Silva Santos, Marcio Clare e Gustavo Xisto, a marca Pelé passa por renovação liderada por Guto Cappio, criativo do mercado digital, que assume a gestão global da operação.

A nova identidade estreia na camisa do Santos, na Vila Belmiro, neste sábado (11) em jogo contra o Atletico Mineiro pelo campeonato brasileiro.

A marca volta a ser controlada por um time de especialistas brasileiros após décadas. Pelé Brand agora se torna um ativo estruturado, com definições claras de aplicabilidade, presença internacional e códigos estabelecidos para parcerias com marcas.

Mais do que uma revisão de sua identidade visual, até então pouco organizada, o novo ecossistema traz uma gestão profissional do ativo, com arquitetura de marca definida e categorias claras de atuação.

“Há pouquíssimos ícones globais com o tamanho, a representatividade e a conexão positiva que Pelé carrega. Ao contrário do seu tamanho e potencial, porém, essa marca estava sendo pouco e mal trabalhada, tanto no Brasil quanto no exterior”, diz Guto Cappio, general manager global da Pelé Brand.

“Agora, vamos garantir uma propriedade à altura do que seu nome e sua identidade representam no mundo, de forma profissional e estruturada. O trabalho sensacional que a NR Sports já fazia com maestria com o Neymar Júnior fala por si”, completa.

Um dos principais nomes da história recente da publicidade no Brasil, com mais de 30 anos de experiência na construção de marcas e gestão de operações criativas de grande porte, Cappio fundou a agência Sunset em 1994, que se tornou uma das maiores operações digitais do País.

Em 2007, se associou ao Grupo ABC, liderando a fusão da agência com a rede global DDB, do Omnicom Group, em 2018.

“Uma marca do tamanho do Pelé precisa de um time do tamanho do Pelé. O Guto chegou para construir uma arquitetura que leve essa marca para todos os territórios e todas as fronteiras”, afirma Neymar da Silva Santos, que repatriou a marca em novembro de 2025 e lidera o board da Pelé Brand ao lado dos diretores estatutários Gustavo Xisto e Márcio Clare.

O projeto conta ainda com Caio Germano, estrategista de marca com mais de uma década atuando entre agências e o universo corporativo, trabalhando com marcas como Itaú, Fiat e Jeep, além de construir a operação enterprise da WeWork no Brasil, respondendo como vice-presidente de brand & licencing.

Em uma collab especial, a Umbro, fornecedora de material esportivo do Peixe, abre mão de seu espaço na camisa para que o novo ícone do Rei seja oficialmente apresentado ao público.

“A ligação entre as marcas Santos e Pelé é gigante e eterna. Por isso, nada mais natural que esse novo momento acontecesse com a nova marca estampada nessa camisa. É um momento de celebração e um exemplo de como, a partir de agora, esse ícone estará conectado e jogando junto a tantos outros, aqui e lá fora, nesse mesmo nível de grandeza”, finaliza Caio Lacerda, executivo de marketing e negócios do Santos Futebol Clube.