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RECADO DE DOVE NO CARNAVAL CARIOCA

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“Aqui vai uma dica: as bicicletas são para passear. Os corpos das mulheres brasileiras não são”.

Peças de OOH criadas pela agência Soko alertam turistas estrangeiros sobre assédio e desrespeito à mulher brasileira. Objetivo é chamar a atenção de turistas estrangeiros e combater a objetificação do corpo feminino.

De acordo com uma pesquisa inédita de Dove, 80% das mulheres brasileiras revelam se sentir incomodadas e desrespeitadas com os estereótipos sobre seus corpos reproduzidos por pessoas em todo o mundo.

A campanha #ReaisMulheresBrasileiras questiona a imagem da brasileira, constantemente sexualizada e reduzida a sua aparência, principalmente por turistas estrangeiros.

A ação tem início no Carnaval, momento escolhido estrategicamente pela marca por ser a temporada em que o Brasil mais recebe turistas. A campanha nas ruas alerta os foliões estrangeiros que visitam o País sobre como determinados comportamentos e falas contribuem para a construção e reforço deste estereótipo.

A iniciativa faz perguntas e provocações relacionadas ao tema ganharem espaço em empenas, aeroportos e pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro em diferentes idiomas, como espanhol e inglês, que facilitam a compreensão de turistas de todo o mundo, além de conteúdos nas redes sociais de Dove.

“Os dados percebidos na pesquisa apontam para um cenário alarmante e que dialoga diretamente com tudo o que Dove vem construindo há décadas. É sabido que o estereótipo do corpo brasileiro é um corpo considerado padrão e que isso, além de afetar a nossa autoestima, resulta na hiper sexualização da mulher brasileira mundo afora”, diz Andreza Graner, diretora de Marketing de Dove.

“Nosso objetivo com a campanha é propor uma provocação à reflexão acerca dessa objetificação, especialmente no verão e carnaval, por ser uma época em que a mulher tem seu corpo mais exposto às pressões da sociedade. É dessa forma que Dove busca contribuir para a construção de um mundo onde a beleza deixe de ser fonte de ansiedade e passe a ser uma fonte inesgotável de felicidade e confiança”, afirma a executiva.

Nomes como Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle e Dani Rudz fazem parte do movimento e mostram como os estereótipos as impactam no dia a dia, comentando sobre a importância da conversa no Verão, além de fazerem um convite à transformação. Rafa Brites e Letticia Munniz também entram na conversa, indo às ruas para entender a opinião do público e mostrar na prática como um padrão irreal pode prejudicar a autoestima de meninas e mulheres no País.

“Aqui no Brasil, o Carnaval é um momento em que o mundo está olhando para as mulheres, por isso, decidimos utilizar a força da nossa marca para propor uma campanha corajosa e que questiona o comportamento que oprime os corpos das mulheres do nosso País. Mais uma vez, Dove reforça o seu propósito de marca, para repovoar imaginários e continuar contribuindo para a transformação das estruturas sociais que moldam nossa cultura”, complementa Marianna Ferraz, gerente de Marketing de Dove.

“Temos um dado significativo de que 80% das brasileiras desejam se libertar do estereótipo que nos reduz a uma visão limitada. E quando falamos da objetificação de nossos corpos, também falamos sobre autoestima. Dove destinar a mensagem principal de sua campanha a quem replica essa visão é uma forma de questionar a raiz da questão, sem ter que responsabilizar as mulheres por uma problemática da qual elas não tem culpa”, explica Andy Dutra, Creative Leader na SOKO.

Criação de Isadora Correia, Cristina Rioto, Izadora Petrovcic, Leticia Kohanoski e Morgana Àvila. Head of Design Marina Cota, direção criativa de Andy Dutra, direção executiva de Vinícius Chagas e direção geral de Criação de Rafael Ziggy.

Aprovação de Thais Hagge, Poliana Souza, Paula Paiva, Andreza Graner, Marianna Ferraz, Thais Schreiner, Thais Lenharo, Camila Medeiros e Tiago Barros.