Pesquisa
INTERNET ENCOSTA NA TV ABERTA
Publicado emCom participação de 38% no investimento em mídia entre janeiro e setembro deste ano, a Internet chega próxima do share de 40,6% da TV Aberta, indica o Painel Cenp-Meios.
O levantamento inclui pesquisa em 325 agências de publicidade, sendo 268 matrizes e 57 filiais.
Nos 9 meses de 2023 analisados, o valor total de compra de mídia atingiu R$ 14.994.468,00, superior aos R$ 13,6 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. Em 2022, o volume total captado pelo painel Cenp-Meios foi de R$ 21,2 bilhões.
Porém, como os últimos meses do ano tradicionalmente apresentam novos investimentos com foco no Natal e Verão, tudo indica que esse número será superado.
O resultado divulgado pelo Cenp indica que o percentual de crescimento em 2023 seguiu equilibrado, na casa dos 10%. O ano começou com o residual de uma movimentação de comunicação atípica no final de 2022, com Copa do Mundo e eleições, e certa instabilidade, diante de uma nova diretriz político-econômica.
Os indicadores foram gradativamente melhorando, o desemprego, por exemplo, caiu para 7,7% e o IBGE registrou um recorde de trabalhadores ocupados no País em setembro, o que impacta o consumo e, portanto, a indústria publicitária como um todo.
“Importante é constatar que, mesmo diante dos desafios inerentes ao ano, houve um crescimento, as marcas seguem investindo e os veículos e elos digitais buscando alternativas para conexão com consumidores”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.