Ação Social

AVISO DO SBT EM LIBRAS INCENTIVA DENÚNCIAS

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“Ei, você… é, você que está me assistindo. Você não está mais sozinha em caso de violência: faça já sua denúncia em Libras no site Fala Mulher”.

Mulheres com deficiência auditiva foram incluídas de maneira inovadora em uma campanha criada em parceria entre a agência We, a plataforma SBT do Bem e o a Associação Fala Mulher.

O recado é dado no único espaço da TV aberta onde é possível se comunicar diretamente com elas: o aviso de classificação etária, na linguagem de Libras. Ao acessarem o site, as vítimas podem realizar a sua denúncia em um canal exclusivo feito para elas.

A ação é uma sequência do projeto “A Voz do Silêncio“, que conta com filme produzido pela Santeria, codireção de Nicoly Cruvinel e Rafa Damy, e som da Quiet City.

Agora, “Voz do Silêncio” utiliza os espaços de classificação indicativa na programação do SBT para comunicar uma mensagem que só pode ser entendida por mulheres surdas ou com deficiência auditiva.

Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mais de 50% das vítimas são mulheres com deficiência.

Muitas com deficiência auditiva e surdez, que vivem uma situação ainda mais delicada quando o assunto é denunciar os casos de violência. Afinal, elas não conseguem ser plenamente entendidas e os boletins de ocorrência, em sua maioria, são registrados como denúncia de incapaz.

O SBT, além de coautor do projeto, ofereceu toda a sua estrutura para a realização do trabalho. Após a intervenção na programação, a emissora disponibilizará todos os materiais para que a iniciativa possa ser implementada e amplificada ainda mais em outros canais da TV aberta e fechada. Toda a campanha também terá desdobramentos em posts, stories e banners.

“Somamos esforços para desenvolvermos uma campanha inclusiva que traz um filme principal como retrato da triste e difícil realidade de muitas mulheres. Nosso objetivo é ampliar a voz delas, de forma igualitária, quebrando o ciclo da violência e buscando renovar a esperança em reduzirmos o número de casos de violência contra a mulher”, exlica Priscila Stoliar, Head de marketing do SBT.