Ação Social

VIVO ALERTA PARA PERIGO DO VÍCIO INFANTIL

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Imagem de criança gerada por Inteligência Artifical

Cada vez mais entretidas com jogos online, crianças estão expostas a perigos reais que as conduzem a comportamentos que não condizem com sua idade.

Estudos globais apontam que uma criança pode consumir até mais tempo, mais dinheiro e ter mais ansiedade do que um apostador profissional.

Na luta a favor do uso consciente dessas verdadeiras “armadilhas”, a Vivo lançou a plataforma “Geração Vegas“, em parceria com a agência Africa Creative e apoio técnico do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Todo o conteúdo informativo e quiz para os pais responderem foi produzido em parceria com Luiza Brandão, psicóloga especialista em comportamento de crianças e adolescentes, que há sete anos atende famílias que passam por esse problema.

A plataforma tem como uma das funcionalidades ajudar na detecção do comportamento excessivo de crianças em jogos online que vem preocupando pais e familiares ao redor do mundo, além de apoiar com informações relevantes sobre o tema.

“A Vivo é uma marca que procura criar diálogos construtivos sobre temas contemporâneos e ligados com os desafios da vida digital, por isso queremos também colocar ferramentas à disposição para tornar essa relação com os jogos mais equilibrada e saudável”, explica Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Na plataforma, pais e cuidadores poderão realizar um teste em que eles mesmos respondem para saber se a criança está jogando além do normal e encontrarão sugestões e orientações que podem ajudar a dar os primeiros passos para lidar com a situação.

“Idealizar esse projeto ao lado de Vivo é um enorme orgulho para mim e para Africa Creative. Eu como pai, não poderia deixar de me preocupar com as crianças e adolescentes que estão cada vez mais presentes no universo dos games. É muito importante usar toda a criatividade da Africa e influência de Vivo para ajudar famílias a prevenir e auxiliar essa situação da melhor forma: com informação. Novos tempos pedem novas discussões: precisamos usar a criatividade a favor da sociedade e acompanhar as tendências digitais”, diz Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative.

“É importante entendermos que os videogames podem ser incríveis ferramentas de entretenimento e aprendizagem, porém, o seu uso sem cuidados por crianças e adolescentes pode levar a desfechos catastróficos,” afirma Luiza Brandão.

“Para oferecermos esse cuidado, é essencial educarmos os pais sobre como eles podem prevenir desfechos problemáticos cuidando do acesso que os filhos terão a essas mídias, levando em conta o momento de desenvolvimento das crianças e adolescentes. É esse imprescindível lugar que a plataforma entra, centralizando informações de base científica aos pais, numa linguagem acessível a eles, permitindo que eles façam escolhas conscientes e saudáveis, em prol do desenvolvimento de seus filhos”, completa a psicóloga.

“Destacamos que ações de promoção à proteção integral e assistência são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e são parte do compromisso social da Psicologia”, finaliza Talita Fabiano de Carvalho, presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Criação de Gustavo Zordan, Zeca Castilho, Samoel Junqueira, Bernardo Silveira, Robson Barreto, Giovanna Lima, Sergio Gordilho e Juliana Leite, com direção criativa de Pedro Reis, Head of Art Hugo Aranha, direção executiva de Angerson Vieira e direção geral de Sergio Gordilho.

Produção audiovisual da Saigon Filmes, com direção de Vellas e Rafa Di Celio, fotografia de Will Etchebehere e produção executiva de Marcelo Altschuler e Carol Pessini. Pós-Produção de imagens de IA do Studio Boreal. Áudio da Antfood Music & Sound Design, com produção musical de Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Lucas Baldin e Vinicius Nunes.

ATENÇÃO: As imagens de crianças utilizadas nesta ação foram geradas por meio de inteligência artificial. Nenhuma criança foi exposta a qualquer tipo de violência, negligência, exploração ou qualquer outra situação degradante ou abusiva que possa afetar o seu pleno desenvolvimento. Esta é uma campanha de caráter social e utilidade pública, com propósito de conscientizar sobre os perigos do vício em jogos para as crianças, visando o seu melhor desenvolvimento no meio social.