Anunciantes

ERA SÓ QUESTÃO DE TEMPO

Publicado em
Igor Puga: novos rumos em 2024

Em abril, o mercado foi informado de que a conta publicitária do banco Santander, atendida nos últimos seis anos pela Suno United Creators, numa parceria de sucesso entre a agência e o Marketing da instituição, estava de mudança para a BETC Havas.

Um mês depois, num encontro em evento, perguntei a Igor Puga sobre a decisão. “Ordem de presidente não se discute”, respondeu.

Diante da missão de trocar, Igor optou pela agência comandada por Erh Ray, a maior do país em compra de mídia e dona de cases vencedores, ficou claro, porém, que desfazer a parceria com a Suno não era o desejo do Head de Marketing do Santander.

A partir daí o mercado apenas aguardou o anúncio de sua saída do banco.

Nesta terça-feira (31) foi finalmente anunciado que a trajetória de 7 anos Igor Puga será encerrada oficialmente no final de dezembro.

CMO, o executivo chegou ao banco em 2016 como diretor de Marketing e Marca, passando para a função atual dois anos depois.

Interinamente, o marketing do Santander passa a ser comandado pela superintendente executiva Danielle Sardenberg.

O Santander ocupa a 20ª posição no ranking Kantar Ipope Media de agências, com uma compra de mídia em 2022 de R$ 488 milhões.

Vanessa Lobato, vice-presidente de varejo, que está no Santander há mais de 17 anos, também está de saída da empresa. Com isso, nos próximos meses deixam o banco os dois últimos integrantes do board desde a gestão de Sergio Rial, que foi presidente executivo até janeiro de 2022, quando foi substituido na função de CEO por Mario Roberto Opice Leão.

Igor Puga é jornalista, pós-graduado em estatística aplicada. Tem passagens pelas agências Publicis, JWT, Africa e DM9. Foi sócio do grupo TBWA no Brasil fundando a agência digital ID\TBWA. No mercado de plataformas digitais, Igor atuou no iG e no Terra.

Sob comando de Igor Puga, o marketing do Santander conquistou alguns dos principais prêmios da indústria de comunicação nos últimos anos. O banco ganhou o Grand Effie, principal troféu do Effie Awards Brasil, em duas ocasiões. Em 2018, venceu com o case Black Week Santander, desenvolvido pela Suno United Creators. Em 2021, o banco foi o Anunciante do Ano no Effie Awards Brasil e conquistou o Grand Effie com “A Gente Banca”, criado por Suno United Creators e VMLY&R.

No ano passado, o Santander venceu o Profissionais do Ano da TV Globo nas categorias Campanha, com “Desendivida”, e Ações de Conteúdo, com “Reinventando o Merchanzêra”.