Ação Social

TIM MOSTRA “CAMINHO DELAS” CONTRA VIOLÊNCIA

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Reconhecida por seus compromissos públicos com a agenda de gênero, a TIM, em parceria com a agência BETC Havas, lança mais uma iniciativa de apoio às mulheres, que combina tecnologia e o alcance da sua estrutura comercial em prol do combate à violência.

A partir de agora, as lojas da operadora passam a ser pontos de referência para mulheres em situações de perigo, oferecendo conexão a uma rede de apoio.

As unidades estarão indicadas como locais seguros no “Caminho Delas”. Um mapa mostra rotas para as mulheres circularem com mais segurança nas ruas, a partir de dados inseridos pelas próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial.

A primeira fase do projeto engloba 11 lojas da TIM em ruas de cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. As equipes das unidades foram treinadas para atender às mulheres que procurarem suporte em casos de assédio, violência física e outras situações de risco.

Elas serão encaminhadas para uma sala, onde receberão estrutura física para contatar uma rede de apoio, incluindo um smartphone para chamadas e acesso à internet e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher (180), delegacias, Disque Denúncia e Ministério Público.

Todo esse percurso de atendimento e materiais informativos, além dos treinamentos da equipe, foram elaborados em parceria com Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, Instituto Maria da Penha, Think Eve e consultoria da Livre de Assédio.

A operadora lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome, que já conta com mais de 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidade de trabalho, ampliando a empregabilidade das brasileiras.

Hoje, o aplicativo tem mais de 300 cursos cadastrados e 8 mil vagas de emprego. “Por meio dessa parceria, queremos ajudar mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência a sair dessa situação”, explica Fabi Saad, fundadora da plataforma.

Além do projeto nas lojas, a TIM lançou nesta quarta-feira (25) um manifesto de gênero em suas redes sociais, em campanha com a embaixadora da marca, a cantora IZA, e desenvolvida pela BETC Havas.

O objetivo é reforçar ainda mais os compromissos da empresa com a equidade de gênero no mercado de trabalho e o combate a qualquer tipo de preconceito e violência contra a mulher. A comunicação também será amplificada pelo squad da companhia nas mídias sociais, que conta com nomes como a influenciadora Pequena Lô.

“Esse manifesto representa a evolução do nosso compromisso com a jornada de diversidade e inclusão. No pilar de gênero, chegamos a uma fase onde mais do que celebramos conquistas: influenciamos o mercado e reforçamos nosso posicionamento para toda a sociedade”, diz a VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, Maria Antonietta Russo.

A operadora, por exemplo, acaba de superar a meta de ter 35% de representatividade de mulheres em sua liderança, mas entende que é um percurso contínuo.

“Não estamos na linha de chegada. Cada objetivo alcançado nos traz novas responsabilidades. Seguiremos com ações internas e externas para termos uma sociedade mais justa, segura e com mais oportunidades para as mulheres”, complementa Maria Antonieta.

“É com grande satisfação que lançamos esta campanha que vai muito além das nossas marcas. Hoje, junto à TIM, estamos dando um passo significativo na direção de um mundo mais igualitário para as mulheres na sociedade. Esta iniciativa reflete o nosso compromisso contínuo com a equidade de gênero e suas diversas camadas, abraçando campanhas com propósitos de grande impacto social”, afirma Flávia Braga, diretora geral da BETC Havas no Rio de Janeiro.

“O manifesto pensado para as redes sociais da TIM, junto a campanha, desempenhará um papel fundamental na amplificação dessa mensagem”, enfatiza Flávia.

A TIM foi recentemente considerada a operadora mais diversa e inclusiva do mundo pelo terceiro ano seguido no Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 15 mil companhias de capital aberto em temas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreira.

Também está listada no IDIVERSA B3, primeiro índice da bolsa brasileira que considera critérios de gênero e raça para selecionar as empresas da sua carteira. É ainda uma das 13 companhias brasileiras dentre as mais de 400 organizações do planeta inseridas no Gender Equality Index da Bloomberg, que avalia a igualdade de gênero no local de trabalho.