Eventos

ABA E RECORD TV DEBATEM A NOVA COMUNICAÇÃO

Publicado em
Alarico Naves e Sandra Martinelli comandaram o evento

A Associação Brasileira de Anunciantes realizou nesta quarta-feira mais uma edição do seu evento em parceria com a Record TV. O objetivo desses encontros é aproximar empresas, veículos e agências de publicidade para debater os processos de construção de marca em tempos de conteúdo multiplataforma.

Com transmissão online, o Branding@ABA & Record TV foi realizado no endereço Comercial da emissora e teve apresentação de Sandra Martinelli, presidente executiva da entidade.

Segundo Alarico Naves, Superintendente Comercial e multi plataforma do Grupo Record, esse evento é muito importante para sua equipe entender como as marcas se posicionam diante de um novo mercado, no qual o conteúdo tem papel relevante na construção de suas imagens.

Thais do Banco 24 Horas, André da Bauducco e Marcela do Boticário

André Kieling, diretor sênior de Brand da Bauducco e dirigente da ABA, comandou o painel “Como construir narrativas com consistência em diferentes mídias e plataformas”, que contou com as participações de Marcela de Masi Nogueira, diretora de Comunicação, Marketing e Brand do Grupo Boticário, e Thais Passarella, Superintendente de Marketing, Marca, Comunicação & PR e Head Mídia do Banco24Horas.

“Antes a gente estava acostumada a falar. Agora, com uma atuação mais frequente de creators e influencers, a gente conversa”, disse Marcela.
Thais, explicou que tudo mudou, já que o 24 Horas surgiu como um banco auxiliar e hoje tem a Classe C como Hard User. “Tivemos que nos adequar às mudanças de mercado”, explicou.

André Kieling concordou afirmando que atualmente a conversa é diária, pois a Bauducco que falava mais com o público em datas especiais, como Natal por panettone e Páscoa pela colomba, agora precisa falar de pão no dia a dia.

Alarico Naves, Aline Jabbour e Rafael Berenguer

Alarico Naves, da Record TV moderou o painel “Branded Content como ferramenta de conexão entre marcas e pessoas”, que teve como debatedores Aline Jabbour, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina da Samsung, e Rafael Berenguer, Integrated Executive Manager da Nestlé.

Aline explicou que a Samsung não é mais só um fabricante. Com seu serviço TV Plus de aquisição de conteúdo abriu espaço para marcas fazerem branding content em mais de 75 canais.

Rafael, por sua vez, afirmou que por ser uma empresa inovadora com seus produtos, apesar de centenária, também tem que ser inovadora na Comunicação. “As tradicionais Ninho, Nescau e Molico precisam conversar mais com o público jovem, e KitKat que já é a preferido desse target, apostou no Rock in Rio e The Town com a construção de plataformas específicas para esse fim.

Paola Giganti, diretora executiva de Desenvolvimento de Negócios da Record TV, comandou o último painel do evento, com o tema “Criatividade com Efetividade”.

Paoli Giganti, Erh Ray e Sabrina Compatangelo

Erh Ray, CEO da BETC Havas, maior agência do país e Sabrina Compatangelo, gerente Sênior de Marketing da Samsung Electronics, foram os debatedores.
“Ainda acho importante o trabalho coletivo, que junta várias cabeças para pensar, fundamental para o processo criativo. Por isso o mercado foi retomando essa situação após a pandemia”, disse Ray.

Como ele diz, diretor de arte de formação, exige que o trabalho seja bonito, independente do meio em que será veiculado. “Sempre procuro resgatar esse detalhe da beleza da peça, porque mesmo cercado de telas, como acontece hoje em dia, o olho aprende a ver com mais qualidade”, afirmou.

Sabrina ratificou esse opinião, explicando que quando a ideia é boa o cliente compra. “Hoje é mais difícil ter uma comunicação baseada apenas na Big Idea, porque a estratégia tem que estar em todas as telas. Além disso, numa empresa como a Samsung, precisamos encarar dois desafios: construir a marca e ao mesmo tempo ter atenção com as vendas”, concluiu.