Ação Social

L’OREAL MOSTRA TAMANHO DO ASSÉDIO NO PAÍS

Publicado em

Os 88 manequins pintados na cor laranja e em tamanho real foram colocados nesta quarta-feira (16) na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, iniciaram ação da L’Oreal contra o assédio no país.

O número de bonecos corresponde às 88 em cada 100 mulheres brasileiras, que afirmam já terem sido vítimas de algum tipo de assédio nas ruas.

A iniciativa é uma parceria entre o grupo L’Oréal Brasil com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que visa proporcionar às mulheres o livre trânsito sem ao assédio em lugares públicos e privados.

Através da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, o projeto inclui a capacitação de servidores públicos para identificar e prestar o auxílio adequado em situações de assédio em espaços públicos e ativações em estátuas icônicas, além do evento na Cinelândia.

Para uma perfeita visualização do problema, foram expostas 100 estátuas, sendo as 88 na cor laranja representando as mulheres que já passaram por alguma situação de assédio ao longo de sua vida.

A parceria faz parte do programa Stand Up, iniciativa global da marca L’Oréal Paris, do Grupo L’Oréal, que já capacitou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo e que pretende, só no Brasil, treinar mais de 75 mil pessoas até o fim de 2023.

“O Stand Up surgiu como resposta à necessidade de abraçar uma causa extremamente relevante para as mulheres ao redor do mundo, visando construir espaços mais seguros e redes de apoio cada vez mais abrangentes”, diz Maíra da Matta, diretora da marca L’Oréal Paris no Brasil.

Globalmente, o Stand Up é realizado em parceria com a ONG Right to Be, que visa proporcionar treinamento gratuito a todos os interessados em aprender como reagir de forma adequada diante de situações de assédio sexual em espaços público. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é o parceiro responsável pela capacitação, assegurando sua própria segurança e a dos outros ao seu redor.

A iniciativa pioneira também pretende fortalecer e amplificar o trabalho realizado pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, que já realizaações de educação, acolhimento a mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e assédio e combate a situações de violência. O lançamento da ação em agosto integra as celebrações pelos aos 17 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de enfrentamento à violência contra a mulher no país.

“O Stand Up vai nos ajudar a capacitar a população, tornando-a mais consciente e empoderada para agir contra o assédio. Acreditamos que a conscientização é fundamental para garantirmos os direitos das mulheres e, ao unir forças, conseguimos amplificar o alcance das iniciativas e promover impactos concretos na sociedade”, afirma Joyce Trindade, Secretária de Direitos das Mulheres.

A grande ação ocorrida hoje na Cinelândia também contou com a presença de Taís Araújo, embaixadora de L’oréal Paris, reforçando a relevância da campanha na luta contra o assédio e a violência.

“O Stand Up vai além de um treinamento. É um movimento significativo de causa e luta não só para as mulheres, mas para toda a sociedade. Acredito que muitos de nós já vivenciaram situações assim. Sofrer assédio é uma experiência traumática e paralisante, e é essencial que falemos sobre isso, entendamos, dialoguemos e denunciemos qualquer forma de assédio”, explicou a a atriz e embaixadora da L’Oreal.