Ação Social

ALMAP CRIA COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE

Publicado em
Klöppe, Bartholomeu,Gagliasso e Maysa: 1025 novas mudas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), a Almap BBDO expande sua agenda ESG e anuncia a criação do Comitê de Sustentabilidade.

Após série de mudanças nas práticas internas, a agência dá mais um passo na pauta ambiental com a contratação da Regen Ecossistemas, uma climatech brasileira focada na diminuição da pegada de carbono por meio do reflorestamento, junto à aceleração no crescimento de florestas verticais e horizontais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

A partir do cálculo relativo a todo o CO2 emitido pela Almap em 2022, combustível, energia elétrica, viagens a negócio, resíduos e efluentes, o resultado foi contabilizado e convertido em um número de árvores plantadas.

O primeiro plantio acaba de ser realizado pelos colaboradores, em uma área de reflorestamento de Mata Atlântica na Serra do Japi, em Jundiaí, no interior de São Paulo, com o plantio de 1025 novas mudas, equivalentes a 214,55 toneladas de CO2 consumidas no ano anterior.

A iniciativa foi celebrada em um evento com as participações do ator e empresário Bruno Gagliasso, de Zizo Klöppe, da Regen Ecossistemas, além de Filipe Bartholomeu, CEO da Almap BBDO e Maysa Oliveira, Head of Client Services and Business da agência.

O encontro contou com talks sobre a importância de se engajar nas causas relacionadas ao meio ambiente de forma mais sólida e expressiva.

CEO e Presidente da AlmapBBDO e uma Liderança de Impacto do Pacto Global da ONU, Filipe Bartholomeu destaca que a iniciativa de reflorestamento vai além da grande importância de compensar a quantidade de carbono que a Almap está emitindo.

“Nosso foco é desenvolver metas, ações e parcerias de longo prazo, como a que estamos fazendo com a Regen, para que possamos avançar na urgente pauta de uma agenda de desenvolvimento sustentável, abrangendo todo nosso ecossistema”, disse.

A tecnologia usada pela climatech Regen possibilita colocar em prática metodologia de “acelerar a floresta” em larga escala e garantir a sobrevivência de 99% das árvores plantadas.

Além disso, todas as árvores incluem um QR Code para acompanhamento e por meio dessa tecnologia de transparência é possível publicar os indicadores de sequestro de carbono e mostrar as nascentes regeneradas, que passarão a produzir água limpa para o país.

Zizo Klöppel, co-fundador da Regen, explica que com a atitude da Almap em compensar sua pegada de carbono através do plantio de árvores, um produtor rural se transforma em produtor de água. O que significa que ele passa a receber dinheiro anualmente por “produzir água” para o município.

“Plantar florestas recupera nascentes, que remunera o produtor rural, que gera empregos e assim regenera todo o ecossistema do meio ambiente, com ganhos ambientais, e ganhos sociais”.

Segundo Gagliasso, essa é uma solução de ESG que muitos acreditam ser pontual, porém, é preciso pensar a longo prazo.

“Todo mundo que planta, também planta para o futuro. Eu quero que os meus filhos e netos sobrevivam. Não é só jogar a semente na terra, tem que cuidar. Estamos gerando vida, gerando água”, comentou.

A parceria com a Regen marca ainda a ampliação das iniciativas da Almap envolvendo suas práticas ESG, que já conta com o comitê de Diversidade & Inclusão, com a estruturação recente de seu Comitê de Sustentabilidade, que vai promover reuniões periódicas, bem como atividades com colaboradores internos e externos para atuar frente a projetos com foco na sustentabilidade.

“O objetivo é aprimorar nossos métodos de governança corporativa reforçando o cuidado permanente da empresa aos princípios ESG para redução de emissões de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos e iniciativas de reflorestamento pensando em todo um ecossistema mais amplo que envolvam ainda nossos parceiros”, destacou Maysa Oliveira, uma das líderes à frente do Comitê de Sustentabilidade da agência.