Ação Social

PACTO CONTRA A FOME LANÇA CAMPANHA

Publicado em

Com um clipe apresentado no programa “Fantástico” no domingo (21), a agência Africa iniciou a campanha do movimento multissetorial e suprapartidário “Pacto Contra a Fome”, iniciativa da sociedade civil com apoio do governo federal.

O vídeo “Com Fome Não Dá” é estrelado pelo rapper Criolo e conta com a participação da cantora Ivete Sangalo e celebridades como Ana Maria Braga, Naiara Azevedo, Formiga, Pequena Lo, Marcelo Adnet e Ivan Baron.

O objetivo é engajar as pessoas para acabar com a fome de maneira estrutural e permanente e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil. A comunicação inclui mídia impressa, digital e TV.

O movimento vai atuar de forma conjunta e estruturada por meio da inteligência e dados, articulação de indivíduos e organizações, bem como incentivos a melhores práticas que erradique a fome e reduza o desperdício de alimentos em toda a cadeia.

Em 2022, cerca de 33 milhões de brasileiros, ou 15,5% da população, estavam no nível mais grave de insegurança alimentar. Isso ocorre quando a pessoa não tem comida ou recursos para comprar alimentos, quando só faz uma refeição diária ou, pior ainda, passa um dia ou mais sem comer nada. Ao todo, são 125 milhões de brasileiros com algum nível de insegurança alimentar.

A música e o clipe propõe uma reflexão sobre os futuros que deixam de acontecer por conta da fome, reforçando que, com fome, não dá pra estudar, não dá pra trabalhar, não dá pra brilhar no palco, nem entrar em campo.

É isso que enfatizam as personalidades de diversas áreas também em suas redes sociais, com depoimentos contundentes que fazem parte da campanha. O país desperdiça 8 vezes o necessário para alimentar a população que não tem o que come.

“Não podemos nos conformar que tantos brasileiros continuem passando fome em 2023, com tantos saberes e tecnologias disponíveis. É incoerente, um dos maiores produtores e exportadores agrícolas no mundo, ainda ter cidadãos passando fome e, ao mesmo tempo, desperdiçar alimentos desde o campo à mesa. De acordo com estudo realizado em parceria com a Integration Consulting, a fome e o desperdício de alimentos são problemas distintos. A fome é um problema estrutural e precisa ser endereçado como tal, a partir de políticas públicas nos três níveis da federação e de uma sociedade civil engajada. O estudo também nos mostra que tem boas iniciativas já atuando nisto e que precisam ter mais sinergias. Ao mesmo tempo, a questão do desperdício deve nos gerar um inconformismo ainda maior e pode ser uma alavanca de ação no combate à fome”, explica Geyze Diniz, economista e empresária cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome.

O movimento tem como visão não ter nenhuma pessoa com fome no Brasil até 2030 e, para 2040, todas as pessoas no país estarem bem alimentadas. Por estas razões caberá ao Pacto Contra a Fome dar visibilidade, promover e criar sinergias entre iniciativas existentes em relação aos temas fome e desperdício de alimentos atuando em parceria com diferentes atores da sociedade. Saiba mais aqui.

Criação de Danilo Maia, Igor Hermes, Maria Clara Cardão e Gabriela Barreira, com direção criativa de Eduardo Ferraz e Milena Zindeluk, direção executiva de Sophie Schonburg e direção geral de Criação de Sergio Gordilho.

Produção da Sicarios, com direção e fotografia de Nixon Freire e produção executiva de João Luz e Patrick Petry. Áudio da Sonido, com produção de Lucas Duque e direção musical de Nixon Silva.

Aprovação de Geyze Diniz e Gabriela Ermini.