Tecnologia

TECH AND SOUL SE ALIA À “RAIN” DE MASSARETO

Publicado em
Waiteman e Massareto (clique para ampliar)

A plataforma criativa RAIN, desenvolvida por Domenico Massareto desde 2016, é o novo reforço criativo da Tech and Soul.

Baseada em inteligência artificial, a ferramenta será parceira dos profissionais de nível sênior que compõem a agência, auxiliando na geração de novos insights, campanhas e todo tipo de projeto criativo.

Domenico Massareto é um dos mais renomados criativos do Brasil, com ampla experiência em tecnologia, tendo liderado a área em agências como Publicis Brasil, IDTBWA, Africa e Isobar.

A RAIN foi treinada e alimentada por milhares de algoritmos e dados para adquirir a capacidade de entender todo o processo criativo da publicidade, tornando-se uma plataforma eficaz para a geração de insights que facilitam e aceleram o processo inicial de uma ou mais ideias.

O trabalho de Massareto para “alimentar” seu projeto se iniciou há quase 7 anos, quando o assunto “inteligência artificial’ ainda estava muito distante da atual realidade do mercado.

Com o acordo, a plataforma passa a estar acessível para todo o time de criação da Tech and Soul como uma aliada no desenvolvimento de novos trabalhos. Trata-se da primeira agência de publicidade no Brasil a assinar contrato para ter a RAIN como parte de sua equipe.

A primeira campanha com participação da RAIN, gerando uma série de insights, já foi desenvolvida, aprovada e deve estrear na mídia ainda em abril.

“A inteligência artificial não veio para substituir os humanos, mas sim para potencializar nossas capacidades. Ter esse poder de gerar ótimas e numerosas ideias certamente vai nos ajudar muito, mas é o critério e o conhecimento do criativo humano que vai definir o caminho que realmente faz sentido e que deve fazer sucesso”, diz Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.

Após “subir” os briefings e informações na plataforma, a ferramenta então analisa e cruza milhões de dados históricos e atuais, trends e contextos, para gerar ideias de acordo com a necessidade dos criativos, que “provocam” a IA solicitando sugestões que podem ser baseadas em formatos, entregas, assuntos e outros recortes.

“É humanamente impossível que uma pessoa domine todas as disciplinas de comunicação atuais. Imagine então cruzar todas as possibilidades existentes com o contexto de cada desafio de marketing. Co-criando com as pessoas, a RAIN aumenta a sua capacidade criativa para que elas dominem essa complexidade e trabalhem para construir marcas numa velocidade inédita na indústria. A RAIN não substitui o humano”, explica Domenico.

“A Tech and Soul traz no nome o que a gente acredita que seja o casamento ideal, ou seja, o poder da tecnologia e da tecnicidade com o lado fundamentalmente humano, da emoção e da alma criativa. Ter a RAIN e seu potencial a serviço do nosso time, literalmente duplando com nossos criativos, certamente vai acelerar processos e gerar novas oportunidades. A integração do potencial da inteligência artificial com a inteligência humana, especialmente de profissionais sêniores, tem o potencial de causar uma revolução nos processos da indústria da publicidade”, conclui Waiteman.