Entidades

APÓS DOIS ANOS ABA RETORNA AO CENP

Publicado em
Nelcina e Lara: governança equilibrada

O retorno da ABA ao Cenp consolida a representatividade de todos os pilares do ecossistema publicitário, anunciantes, agências, veículos de comunicação e elos digitais.

Após se retirar dos quadros do Cenp, a ABA volta a integrar as instâncias decisórias do Cenp, como o Conselho Superior, a Diretoria Executiva e a Assembleia Geral Extraordinária, além de Comitês e Grupos de Trabalho

A decisão foi tomada pela Associação Brasileira Anunciantes em uma reunião da diretoria sua executiva, nesta quinta-feira (30),

Este movimento reflete as mudanças colocadas em prática desde que a nova gestão assumiu o Cenp, em dezembro de 2021, tendo Luiz Lara como presidente do Conselho Superior.

Desde então, uma nova governança foi estabelecida e os estatutos foram atualizados para refletir a nova postura da entidade que deixou o caráter fiscalizador para se focar no perfil de disseminadora de boas práticas e melhores técnicas.

Como resultado desse processo, no final de 2022, o IAB já havia retornado ao Cenp e agora a ABA segue na mesma direção, complementando um ciclo virtuoso.

“A ABA tem um papel de protagonismo no nosso mercado e sua volta deve ser celebrada. Estamos trabalhando juntos para o desenvolvimento de um mercado mais plural, dinâmico e transparente. É uma convergência de interesses e contar com o olhar do anunciante nesse processo vai fortalecer a construção do novo Cenp”, diz Luiz Lara.

“Esse anúncio de agora celebra esse olhar mais conciliador de ambas as partes. Conseguimos chegar num denominador comum: temos todos os mesmos objetivos, queremos um mercado mais plural, inclusivo, transversal, com ética comercial e respeitando as agendas individuais de cada setor”, completa o presidente do Conselho Superior do Cenp

Para Nelcina Tropardi, presidente da ABA, o retorno ao Cenp vai fortalecer a atuação da entidade na construção de um mercado justo, moderno, competitivo e responsável.

“Nos últimos anos, temos nos dedicado a dialogar com lideranças de anunciantes, entidades, veículos, agências e plataformas digitais. O resultado dessas conversas foi o lançamento, em novembro de 2021, do “Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário”. Agora, com a ABA de volta ao Cenp, teremos ainda mais força para fazer avançar nossas bandeiras em defesa de uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável”, afirma Nelcina Tropardi.

“Estabelecemos um compromisso mútuo com uma governança equilibrada e democrática, foco na defesa da liberdade, transparência, qualidade e apoio para a maior dinâmica e eficiência do mercado brasileiro. É tempo de evoluir e transformar o setor em direção às melhores práticas globais, sempre respeitando os interesses e demandas de todos os segmentos da Comunicação, Marketing e Publicidade”, conclui Nelcina Tropardi.