Pesquisa

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLHEM SUAS MARCAS

Publicado em
79% viram anúncios online em seus smartphones

Mais de 40% de jovens da América Latina tem acesso a um smartphone. O poder aquisitivo do segmento menor de 18 anos está crescendo. Em categorias como brinquedos, entretenimento, vestuário, calçados e fast food, a persuasão deles sobre os pais ultrapassa os 70% na região.

Essas são algumas conclusões da terceira edição do estudo “Top Brands Report”, da Kids Corp, empresa líder em kidtech na América Latina. O mapeamento de comportamento relativo a 2022 foi realizado mais de 70 mil crianças, adolescentes e seus pais, sendo mais de 13 mil delas no Brasil.

Nove em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros confiam em média em 4,2 marcas e mencionaram Adidas (23%), Netflix (18%), YouTube (18%) e Coca Cola (18%), que lideram o ranking, seguidas por Disney (16%) e McDonald’s (15%). A confiança em marcas de tecnologia e tênis cresce junto com a idade.

O levantamento também revela que 79% das crianças brasileiras viram seu anúncio favorito em formato online, e 5 em cada 10 pedem aos pais que comprem produtos vistos em propagandas. E 26% buscam informação adicional on-line depois de ver uma campanha

No geral, o Top 10 de Favoritas é dominado por marcas internacionais, como : Adidas, Nike, YouTube, All Star, Apple, Disney, McDonald´s, Netflix, Barbie e Coca-Cola.

Marvel (6%), Disney (6%) e Adidas (6%) são as favoritas dos meninos mais jovens (3 a 5 anos de idade). Entre as crianças de 6 a 12 anos, destacam-se a Adidas (9%), a Nike (8%) e a McDonald’s (7%). No segmento adolescente, Nike (16%), Adidas (15%) e Apple (6%) foram as marcas mais escolhidas.

Entre as meninas de 3 a 5 anos, Barbie (15%) e Disney (11%) são as marcas mais escolhidas. No segmento entre 6 e 12 anos, Barbie (11%), seguida por All Star (8%). Por fim, as adolescentes no Brasil têm All Star (12%) e Apple (12%) como suas marcas favoritas, seguidas por Samsung, Adidas e Netflix.

“Com seu próprio dinheiro, os jovens abaixo de 18 anos preferem comprar principalmente alimentos e bebidas, roupas, brinquedos, além de utiliza-lo para sair com os amigos. Eles também estão em constante contato com as marcas, gerando laços de preferência e confiança. Tanto as experiências funcionais quanto as emocionais tornam-se relevantes e são fundamentais na construção desses vínculos. Eles são atraídos por marcas que os divertem, são de qualidade e que os fazem felizes”, explica Gastón Stochyk, diretor de dados da Kids Corp.